Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Media Artes

Media Artes

3º Ciclo     Departamento de Comunicação e Artes

Plano de Estudos   Media Artes
Área CNAEF 210 | Portaria n.º 256/2005
Avaliação/Acreditação/Registo Acreditação A3ES, 10-07-2017
Registo DGES R/A-Cr 101/2017 de 18-08-2017
Regime de Funcionamento Diurno
ECTS 180

Regime Geral de Acesso  

Requisitos de Admissão

Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor em Media Artes:
a) titulares de grau de mestre ou equivalente legal em áreas artísticas, das humanidades e áreas afins;
b) titulares de grau de licenciado ou equivalente legal, detentores de um currículo académico, artístico e/ou científico reconhecido pela Comissão Científica do Curso;
c) excepcionalmente, os detentores de um currículo artístico e/ou profissional idóneo, que ateste a capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Vagas 15 (2017)
Mais informações para candidatos

Sobre

Objetivos Gerais O 3.º ciclo em Media Artes surge como corolário das formações do espectro artístico oferecidas pela UBI, dirigindo-se aos mestres em Design, Cinema, Artes Visuais, Artes Plásticas e Arquitectura, mas também àqueles que apresentem currículos relevantes nos estudos de Cultura e das Humanidades.
O programa considera a especificidade epistemológica das artes, suas metodologias e objectos, enquadrando o desenvolvimento de investigação de base artística (arts-based research), capaz de aprofundar o diálogo com os domínios conceptuais, tecnológicos e mediáticos da academia, da indústria e da sociedade contemporâneas.
Reconhece a investigação em, sobre e através da arte como fundamental para a geração, mediação, reflexão e crítica do conhecimento e da cultura pelo que, no actual contexto de crise das taxonomias disciplinares, propõe uma abordagem das problemáticas da intermedialidade e da hibridização do campo artístico a partir do desenvolvimento de teses ou propostas projectuais originais.
Competências O Doutoramento em Media Artes visa:
Preparar artistas e investigadores com elevadas qualificações teóricas e metodológicas, dotando-os de maturidade analítica e capacidade operativa no contexto internacional;
Conhecer as principais problemáticas das Artes contemporâneas, compreendendo a natureza dos objectos artísticos, suas influências e implicações na estruturação da vida cultural, social e política;
Circunscrever e desenvolver um plano de investigação com vista à disseminação do conhecimento, por meio da publicação de artigos ou projectos, da defesa pública de uma dissertação ou da exibição de obras de arte;
Capacitar os doutorandos a materializar as suas obras em distintos meios, suportes e contextos, fazendo uso esclarecido do conhecimento obtido e aplicando-o em situações epistemológicas novas;
Operar a contínua concatenação do trabalho de atelier com a investigação e a escrita, acentuando o diálogo entre campos artísticos, com vista ao reconhecimento de novas poéticas.
Saídas Profissionais O doutoramento em Media Artes visa capacitar investigadores no âmbito das ciências da arte e artistas a desenvolverem de forma autónoma, rigorosa e qualificada um labor passível de escrutínio e validação no âmbito da Academia, habilitando-os para o desempenho em diferentes lugares de carreira no âmbito público ou privado, como o sistema de ensino, a administração pública, instituições museológicas, entidades de programação artística, empresas do sector das indústrias criativas, laboratórios de investigação, agências culturais, etc.
Infraestruturas A Faculdade de Artes e Letras da UBI dispõe de instalações adequadas às actividades previstas, tais como ateliers, bibliotecas, mediatecas e hemerotecas, laboratórios, estúdios e auditórios com os recursos materiais e humanos necessários prossecução do ciclo de estudos.

Este doutoramento surge em estreita ligação à Unidade de I&D em Comunicação, Filosofia e Humanidades - www.labcom-ifp.ubi.pt –, financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em cuja orgânica se integra o Grupo de Artes e Humanidades, com mais de duas dezenas de investigadores doutorados em domínios artísticos, bastante implicados no doutoramento.

No plano internacional, o Doutoramento em Media Artes conta já com um protocolo de cooperação com a Faculdade de Belas Artes da Universidade do País Basco, em Bilbau, que prevê o intercâmbio docentes e doutorandos e tem ainda uma parceria de incidência regional com a ESART do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Departamento de Comunicação e Artes

Rua Marquês D'Ávila e Bolama
6201-001 Covilhã
275 242 024

Responsáveis

Sem Fotografia
Diretor/a de Curso
Francisco Tiago Antunes de Paiva
Nota: A informação contida nesta página não dispensa a consulta dos documentos oficiais. Data da última atualização: 2017-07-08
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.