Objetivos
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À luz do enquadramento legal em vigor em Portugal, as vias pertencentes à rede nacional de estradas devem assegurar, em função do seu tipo, determinadas condições de circulação. Estas condições de circulação, traduzidas pelo nível de serviço oferecido, são especialmente críticas nas interseções viárias. As interseções prioritárias são as soluções mais baratas e fáceis de implementar, especialmente em meio urbano onde as velocidades de circulação são tendencialmente mais baixas. Esta facilidade, no entanto, pode influenciar significativamente não só capacidade das vias secundárias, e eventualmente das vias principais, mas também a sinistralidade. A ação de formação surge da necessidade de formar quadros técnicos superiores na aplicação dos últimos desenvolvimentos da metodologia apresentada no Highway Capacity Manual (HCM) do Transportion Research Board (TRB) ao cenário rodoviário português, cuja utilização é ainda pouco expressiva ou inexistente. |
Competências do curso
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No final do curso o aluno deverá ser capaz de realizar estudos de níveis de serviço e capacidade de cruzamentos prioritários. |
Saídas Profissionais
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Formação de quadros técnicos envolvidos na gestão das condições de operação de estradas interurbanas de 2 vias – quadros técnicos de gestão de tráfego: Administração Rodoviária Nacional (IP, SA), Comunidades Intermunicipais (CIM’s), Câmaras Municipais, Projetistas de vias de comunicação, entre outras. |
Infra-estruturas
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Existem na UBI diversos laboratórios e salas de informática que dão apoio ao curso, e o Manual do HCM está disponível na biblioteca da UBI. |