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Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas

2º Ciclo     Departamento de Comunicação e Artes

Plano de Estudos/Ramos   Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas
Código DGES
9515
Área CNAEF 342 | Portaria n.º 256/2005
Publicação em Diário da República Despacho n.º 13592/2014 - DR 2.ª série, n.º 217, 10 novembro
Avaliação/Acreditação/Registo Acreditação A3ES
Registo DGES R/A-Ef 1323/2011, 18-03-2011
Regime de Funcionamento Diurno
ECTS 120

Regime Geral de Acesso  

Requisitos de Admissão

Titulares do grau de licenciado, ou equivalente legal, em Ciências da Comunicação ou em outras áreas científicas. A legislação em vigor permite ainda o acesso ao mestrado a detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido, pelo órgão científico competente da universidade, como atestando capacidade para a realização do ciclo de estudos.

Vagas 20 (2017)
Critérios de Seleção e Seriação Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas 2017
Mais informações para candidatos

Sobre

Objetivos Gerais O Mestrado em Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas oferece uma formação pós-graduada especializada em Relações Públicas e Publicidade. Esta formação foi concebida para responder às expectativas dos licenciados, em especial, de Ciências da Comunicação, que procuram aprofundar conhecimentos e capacidades nesta área científica e profissional. O curso divide-se em 2 anos lectivos: no 1º ano, o aluno tem oportunidade de frequentar e ser avaliado num conjunto de unidades curriculares no campo da publicidade e das relações públicas; no 2º ano, pode optar entre a redacção de uma dissertação, a qual constitui um trabalho de iniciação à investigação em comunicação estratégica, e a frequência de um estágio numa instituição ou empresa no âmbito do departamento ou serviço de comunicação, seguido da redacção do respectivo relatório de estágio.
Competências Pretende-se que os alunos adquiram de forma progressiva os conhecimentos e capacidades específicas essenciais para ingressar no mercado de trabalho assim como para levar a cabo uma investigação científica no âmbito da comunicação estratégica.
Espera-se que obtenham as competências humanísticas, culturais e comunicacionais fundamentais para uma compreensão profunda dos fenómenos sociais, políticos e do âmbito das relações humanas; e, competências profissionais adequadas ao desempenho de actividades na área da publicidade e/ou relações públicas, com elevado grau de criatividade, autonomia e poder de decisão.
A oferta de actividades pedagógicas variadas (ex., trabalhos de campo, projectos, casos de estudo) juntamente com metodologias de avaliação contínua, potenciam um ambiente de ensino/aprendizagem fortemente centrado no aluno.
A medição do nível de competência decorre da avaliação da parte curricular e da elaboração e defesa pública de um relatório de estágio/ dissertação.
Saídas Profissionais O mestrado em Comunicação Estratégica oferece um vasto leque de possibilidades de saídas profissionais, quer em Agências de Comunicação, Agências de Publicidade, Empresas de Organização de Eventos, Centrais de Planeamento e Compra de espaços/tempos publicitários, quer como quadros integrados em Departamentos de Relações Públicas e Comunicação, em empresas do sector privado, público ou em organizações sem fins lucrativos.
Infraestruturas • Biblioteca Central com área específica de Comunicação Estratégica. Situada no Pólo I da Universidade, é constituída por uma área de 6000 m2 repartida por 5 pisos, dispondo de 600 lugares de estudo, salas de computadores, sala de revistas e periódicos, acesso a numerosas revistas científicas em papel ou "on-line". Acesso "wireless" à web em todo o edifício.
• Labcom – Laboratório on line de comunicação. Situado no Departamento de Comunicação e Artes da UBI, Polo I, o LabCom é uma unidade de investigação classificada de very good pela FCT (Fundação para a ciência e tecnologia), que dispõe de uma equipa permanente de investigadores na área das comunicação estratégica. Existe a possibilidade de envolver os alunos de pós-graduação, nomeadamente do mestrado, em projectos de investigação em curso.
• Centro Multimédia (CREA) equipado com estúdios de Rádio, Televisão e Fotografia.
Normas e Regulamentos Regulamentação UBI
Regulamento interno do grau de mestre aprovado em Comissão de Curso

Departamento de Comunicação e Artes

Rua Marquês D'Ávila e Bolama
6201-001 Covilhã
275 242 024

Responsáveis

Sem Fotografia
Diretor/a de Curso
Herlander Alves Elias
Sem Fotografia
Coordenador de Mobilidade
Eduardo José Marcos Camilo

Comissões

Comissão Científica
Herlander Alves Elias
Gisela Marques Pereira Gonçalves
Joaquim Mateus Paulo Serra
Eduardo José Marcos Camilo
Arminda Maria Finisterra do Paço

Comissão de Coordenação Pedagógica
Coordenadores Ano
Herlander Alves Elias (1º)
Gisela Marques Pereira Gonçalves (2º)
Delegados Ano
Renato José Morgado Batista (1º)
Marilena Rato Machado (2º)

Comissão de Creditação
Herlander Alves Elias
Gisela Marques Pereira Gonçalves
Arminda Maria Finisterra do Paço
Eduardo José Marcos Camilo
Nota: A informação contida nesta página não dispensa a consulta dos documentos oficiais. Data da última atualização: 2014-08-07
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