Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciências Biomédicas

Ciências Biomédicas

2º Ciclo     Departamento de Ciências Médicas

Plano de Estudos/Ramos   Ciências Biomédicas
Código DGES
9512
Área CNAEF 421 | Portaria n.º 256/2005
Publicação em Diário da República Despacho n.º 14501/2015 - DR 2.ª série, n.º 239, 07 dezembro
Avaliação/Acreditação/Registo Acreditação preliminar A3ES, 12-12-2011
Registo DGES R/A-Ef 1320/2011, 18-03-2011
Regime de Funcionamento Diurno
ECTS 120

Regime Geral de Acesso  

Requisitos de Admissão

São admitidos alunos com o 1.º ciclo completo em Ciências Biomédicas ou em cursos de áreas afins tais como Biologia, Bioquímica, Biotecnologia, Engenharia Biomédica e Física, nos seus diferentes ramos e vertentes, bem como licenciados em tecnologias da saúde e outros. Poderão também ser admitidos outros licenciados, desde que o respectivo currículo demonstre uma preparação científica de base adequada ao 2.º ciclo de Ciências Biomédicas da UBI. Serão também admitidos licenciados de cursos anteriores a Bolonha, equivalentes aos já referidos.

Vagas 45 (2017)
Critérios de Seleção e Seriação Ciências Biomédicas 2017
Mais informações para candidatos

Sobre

Objetivos Gerais O 2º ciclo em Ciências Biomédicas (CB) oferece aos seus discentes o acesso a uma formação especializada e avançada nesta área do conhecimento.
Os principais objectivos educativos e profissionais do Mestrado em CB são os seguintes:

- Consolidar os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos no 1º ciclo de formação e aplicá-los na compreensão e resolução de questões em contextos multidisciplinares relacionados com as CB.
- Oferecer aos alunos uma formação interdisciplinar nas áreas da Biologia, Bioquímica, Engenharia, Física e Gestão, que permita a sua inserção no mercado de trabalho nacional e internacional.
- Estimular a capacidade de auto aprendizagem, espírito crítico e adaptação às novas tecnologias na área das CB, capacitando-os para a sua integração em equipas de investigação e desenvolvimento.
- Habilitar o mestre em CB com as competências necessárias para ingressar e aprofundar os seus conhecimentos num 3 º ciclo de estudos em Ciências Biomédicas ou áreas afins.
Competências No final deste 2º ciclo o estudante deve ser capaz de:

Competências gerais:

1. Avaliar e resolver problemas no âmbito da actividade das Ciências Biomédicas adotando uma atitude crítica
2. Tomar decisões e ter espírito de liderança
3. Contribuir para uma cultura de qualidade total
4. Integrar equipas de gestão, direcção e marketing
5. Integrar equipas de manutenção e desenvolvimento de equipamentos usados em meio hospitalar, contribuindo para a sua otimização e eficiência
6. Integrar equipas de trabalho multidisciplinares
7. Pesquisar, tratar, organizar e transmitir informação na sua área de intervenção
8. Desenvolver as capacidades de relacionamento interpessoal tendo em conta o contexto sócio-cultural em que exerce a sua atividade profissional
9. Conhecer e aplicar os princípios éticos inerentes ao desempenho da sua profissão.
10. Reconhecer as suas limitações e a necessidade de manter atualizadas as suas competências profissionais, prestando especial atenção à auto aprendizagem de novos conhecimentos baseados na evidência científica disponível.
11. Recolher, sistematizar e organizar informação de forma discutir um tema específico.
12. Integrar 3º ciclos de estudos em instituições de ensino nacionais e internacionais.
13. Comunicar oralmente e saber redigir documentos técnicos e/ou científicos para públicos constituídos por especialistas e não especialistas na sua área de formação.
14. Aprender e trabalhar de uma forma autónoma.


Competências específicas:

Apoio técnico em meio clínico

1. Aplicar as normas correctas de armazenamento e conservação de consumíveis necessários ao funcionamento de determinados equipamentos em meio hospitalar
2. Participar nos processos de selecção, aquisição, monitorização e manutenção de determinados equipamentos de diagnóstico

Consultoria

1. Ter a capacidade de estabelecer uma ponte entre equipas multidisciplinares envolvidas na auditoria, criação, certificação de qualidade e otimização de processos em ambiente empresarial


Indústria

2. Coordenar o desenho, a produção, a análise e controlar novos dispositivos para uso biológico.
3. Organizar a informação técnico-científica para submissão às autoridades reguladoras, com o intuito de certificar novos produtos para comercialização.
4. Participar no desenho e na avaliação de ensaios pré-clínicos e clínicos


Ensino e Investigação

1. Divulgar o conhecimento científico
2. Integrar equipas de formação pré e pós graduada
3. Participar em projetos de investigação básica e translacional e permitir o desenvolvimento tecnológico e a inovação de novos dispositivos médicos
4. Promover a transferência de conhecimentos e tecnologia entre as Universidades e a Indústria
5. Manipular amostras biológicas de origens diversas e produtos químicos de acordo com as regras de segurança e boas práticas laboratoriais.
Saídas Profissionais A formação especializada e avançada em Ciências Biomédicas permitirá aos detentores do Grau de Mestre em Ciências Biomédicas, pela UBI, desempenhar tarefas em diversas áreas do tecido económico, nomeadamente em Centros Médicos e Hospitais, Centros de Investigação e Desenvolvimento, Centros de Diagnóstico, Empresas, Universidades e outras instituições de ensino.
O Mestre em CB possui as competências necessárias para integrar equipas multidisciplinares especializadas no desenho, concepção, certificação, manutenção e apoio comercial de novos equipamentos utilizados em Biomedicina.
Estes profissionais poderão ainda desenvolver investigação científica nas áreas multidisciplinares das ciências e tecnologias biológicas e médicas.
Infraestruturas A direcção do 2º ciclo em Ciências Biomédicas cabe à Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) e é assegurada através de uma estreita colaboração entre o Departamento de Ciências Médicas, de Física e de Engenharia Electromecânica. Os recursos materiais necessários ao funcionamento deste curso estão disponíveis em diferentes polos da Universidade. Os alunos têm à sua disposição salas de tutoria (equipadas com sistema de projecção vídeo), salas de auto aprendizagem, salas de informática, laboratórios de Anatomia Patológica, Bioquímica, Engenharia Electromecânica, Electrónica, Física, Fisiologia, Genética, Habilidades, Histologia, Microscopia Electrónica, NMR e várias Bibliotecas com acesso a diferentes Bases de dados bibliográficas on-line. No 2º ano de mestrado os alunos poderão ter acesso ao biotério e aos laboratórios existentes nos diferentes Centros de Investigação da Universidade.
A UBI dispõe de bares com serviços de refeições e várias residências para alunos.
Normas e Regulamentos Regulamentação UBI

Departamento de Ciências Médicas

Avenida Infante D. Henrique
6200-506 Covilhã
275 329 002
275 329 003

Responsáveis

Diretor/a de Curso
Ilídio Joaquim Sobreira Correia
Coordenador de Mobilidade
Ana Mafalda Loureiro Fonseca

Comissões

Comissão Científica
Ilídio Joaquim Sobreira Correia
Ana Mafalda Loureiro Fonseca
José Eduardo Brites Cavaco
Maria do Rosário Alves Calado
Sílvia Cristina da Cruz Marques Socorro

Comissão de Coordenação Pedagógica
Ilídio Joaquim Sobreira Correia
Coordenadores Ano
Ana Mafalda Loureiro Fonseca (1º)
Maria do Rosário Alves Calado (2º)
Delegados Ano
Bernardo Coutinho Rodrigues (1º)
Jorge Daniel Barroca Ferreira (2º)

Comissão de Creditação
Ilídio Joaquim Sobreira Correia
Ana Mafalda Loureiro Fonseca
Maria do Rosário Alves Calado
Sílvia Cristina da Cruz Marques Socorro
Nota: A informação contida nesta página não dispensa a consulta dos documentos oficiais. Data da última atualização: 2014-08-07
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.