Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Bioengenharia

Bioengenharia

2º Ciclo     Departamento de Engenharia Eletromecânica

Plano de Estudos/Ramos   Bioengenharia
Código DGES
6878
Área CNAEF 524 | Portaria n.º 256/2005
Publicação em Diário da República Despacho n.º 7532/2014 - DR 2.ª série, n.º 110, 09 junho
Avaliação/Acreditação/Registo Acreditação A3ES
Registo DGES R/A-Cr 50/2014, 30-04-2014
Regime de Funcionamento Diurno
ECTS 120

Regime Geral de Acesso  

Requisitos de Admissão

São admitidos alunos com o 1.º ciclo completo em Bioengenharia ou em cursos de áreas afins como Biotecnologia, Ciências Biomédicas e Engenharia Biomédica. Poderão também ser admitidos outros licenciados, desde que o respetivo currículo demonstre uma adequada preparação científica de base ou licenciados de cursos anteriores a Bolonha, equivalentes aos já referidos, aos quais poderão ser concedidas equivalências a algumas unidades curriculares, após uma análise curricular a efetuar pela Comissão de Curso.

Vagas 30 (2017)
Critérios de Seleção e Seriação Bioengenharia 2017
Mais informações para candidatos

Sobre

Objetivos Gerais Este Ciclo de Estudos pretende englobar as diferentes aplicações de Engenharia incluídas na formação em Bioengenharia, nomeadamente a Bioengenharia Clínica, a Informática Biomédica e a Instrumentação, Automação e Controlo, que correspondem a mercados de trabalho diferenciados, mas com formação de base comum. Visa preparar recursos humanos com capacidade para abordarem de uma forma multidisciplinar problemas de biomedicina e de biotecnologia industrial sob as perspetivas da engenharia de processos, da biotecnologia, da informática médica e da automação e controlo.
O curso oferece assim três percursos alternativos que permite essa mesma diferenciação dos estudantes em termos de perfil (Bioengenharia Clínica, Informática Biomédica e Instrumentação, Automação e Controlo), após um tronco comum forte em Bioengenharia.
Competências Pretende formar recursos humanos com competências para dar resposta aos novos desafios da Bioengenharia na indústria e investigação através do conhecimento científico e técnico especializado em Bioengenharia, nomeadamente: processos químico-biológicos, engenharia de tecidos, instrumentação biomédica, processamento e análise de sinais e imagens biomédicas, dispositivos médicos, bioinformática, e biónica
Saídas Profissionais Indústrias de processos químico-biológicos (farmacêutica, valorização de materiais naturais, ambiente e saúde); Engenharia de tecidos (nomeadamente para medicina regenerativa); Dispositivos médicos (próteses externas e internas); Instrumentação biomédica e clínica, processamento e análise de sinais e imagens biomédicas, biónica; Telemedicina, informática biomédica.
Infraestruturas O curso funcionará maioritariamente nas Faculdades: de Engenharia, de Ciências e de Ciências da Saúde.
Normas e Regulamentos Regulamentação UBI

Departamento de Engenharia Eletromecânica

Calçada Fonte do Lameiro
6201-001 Covilhã
275 242 055
1811

Responsáveis

Diretor/a de Curso
Pedro Miguel de Figueiredo Dinis Oliveira Gaspar
Coordenador de Mobilidade
Helder Joaquim Dinis Correia

Comissões

Comissão Científica
Pedro Miguel de Figueiredo Dinis Oliveira Gaspar
José António Menezes Felippe de Souza
António Eduardo Vitória do Espírito Santo
Miguel Castelo Branco Craveiro de Sousa
Isabel Cristina Aguiar de Sousa e Silva Gouveia
Paulo André Pais Fazendeiro

Comissão de Coordenação Pedagógica
Coordenadores Ano
Delegados Ano

Comissão de Creditação
Pedro Miguel de Figueiredo Dinis Oliveira Gaspar
António Eduardo Vitória do Espírito Santo
Isabel Cristina Aguiar de Sousa e Silva Gouveia
Hélder Joaquim Dinis Correia
Nota: A informação contida nesta página não dispensa a consulta dos documentos oficiais. Data da última atualização: 2015-06-25
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.