Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Optometria e Ciências da Visão
  4. Física Experimental

Física Experimental

Código 10689
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Física
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não se aplica.
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem Com esta Unidade Curricular pretende-se desenvolver no estudante o conhecimento de conceitos, modelos e leis da Física necessários à interpretação de fenómenos observados a vários níveis e intrínsecos a variadas técnicas laboratoriais. Pretende também transmitir aos alunos a importância de fazer experiências com rigor e submeter os resultados à análise matemática. No final desta UC, o estudante deverá ser capaz de realizar qualquer trabalho de carácter experimental fundamentado com relatórios escritos com rigor matemático e científico. Aprender a analisar e a tratar os dados de uma experiência. Expressar ideias de forma fundamentada, através da comunicação oral e escrita. Desenvolver capacidades de trabalho em grupo. Assumir a responsabilidade pela sua aprendizagem.
Conteúdos / Programa 1-Medições elementares e análise dos erros experimentais.
2-Introdução à Teoria de Erros.
3-Diversas experiências de Física Geral e Física Moderna.
Bibliografia / Fontes de Informação - M.C.Abreu, L.Matias e L.Peralta, “Física Experimental – Uma Introdução”, Editorial Presença, Lisboa, 1994.
- Resnick, Halliday and Krane “Física 2” Cap. 15, 4ª Ed., Livros Técnicos e Científicos Editora, SA. (1996)
- Raymond A. Serway “Física 1: Mecânica e Gravitação” Cap. 13, 3ª Ed., LTC (1996)
- Alonso & Finn, “Física – Um Curso Universitário” Vol.2, Cap. 18, Ed. Edgar Blücher
- Halliday & Resnick, “Física” Vol.2, Cap.19, Livros Técnicos e Científicos Editora
- Serway & Jewett, "Physics for Scientists and Engineers", 5th Edition, Brooks Cole
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas A metodologia definida para a unidade curricular foi desenhada tendo em conta os objectivos de aprendizagem a adquirir pelos estudantes. O segmento inicial, com aulas teórico-práticas fornece aos alunos o conhecimento sobre os conceitos teóricos e procedimentos necessário para serem atingidos os primeiros objectivos de aprendizagem, ao passo que o segundo segmento, mais laboratorial, permite a pratica necessária para atingir os restantes.
Língua Português
Data da última atualização: 2014-08-07
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.