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Empreendedorismo e Inovação

Código 11116
Ano 3
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(30H)/T(30H)
Área Científica Gestão e Economia
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem Com esta unidade curricular pretende-se sensibilizar e iniciar os futuros licenciados no fenómeno do empreendedorismo e no processo de criação de empresas, através de uma análise pormenorizada acerca dos diversos passos/fases que fazem parte deste tipo de processo organizacional/empresarial. No final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de: 1. Optar entre as diversas alternativas possíveis aquando da criação de um negócio; 2. Distinguir as formas existentes para fomentar o empreendedorismo; 3. Saber usar os instrumentos e procedimentos chave para a constituição legal de uma organização/empresa; 4. Discutir as principais variáveis/fatores que podem influenciar a fase de star-up de uma organização/empresa.
Conteúdos programáticos 1. Empreendedorismo e criação de organizações/empresas: alguns conceitos e fundamentos 2. A figura do(a) empresário(a): suas características 3. A ideia empresarial 4. O plano de negócios 5. Estratégias de entrada na função empresarial 6. O fomento ao empreendedorismo e à criação de empresas 7. Trâmites legais para a criação de empresas 8. O início de atividade 9. Fatores de êxito e fracasso na criação de empresas
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação 1. Teste escrito – 55% da classificação final – teste escrito no final do semestre. O aluno para obter aprovação na fase de aprendizagem deverá ter a nota mínima de 7 valores. 2. Trabalhos de grupo – 30% da classificação final (incluída 5% na apresentação oral de todos os elementos) Os grupos de trabalho são constituídos por 2-3 ou 4 elementos. 3. Trabalho individual – 10% da classificação final. O aluno para obter aprovação na fase de aprendizagem deverá ter a nota mínima de 7 valores no conjunto dos trabalhos. As ponderações dos critérios mantêm-se para a classificação de exame. Todos os trabalhos serão apresentados durante o mês de janeiro de 2019. Todos os trabalhos terão apresentação obrigatória por todos os elementos do grupo. 4. Assiduidade – A assiduidade e participação ativa por parte do aluno que terá um peso de 5% na classificação final. Para obter frequência, o aluno terá que assistir a pelo menos 70% das aulas. 5. Estão excluídos desta regra os alunos com estatutos especiais que lhes possam justificar as ausências. 6. Aplicam-se as normas de gerais de avaliação da Universidade da Beira Interior.
Bibliografia principal ANJE (2013): “Manual da Apoio à criação de Empresas”, Edição da Associação Nacional de Jovens Empresários. Costa, H. e Ribeiro, P.C. (2007), Criação & Gestão de Micro-Empresas e Pequenos Negócios, Lidel. Deakins, D. (1996), Entrepreneurship and Small Firms, McGrawHill, London. Ferreira, M.P., Reis, N.R. e Serra, F.R. (2009), Marketing para Empreendedores e Pequenas Empresas, Lidel. Hoffman, R., e Casnocha, B. (2012), Start-up - Um novo futuro. Clube do Autor Sarkar, S. (2007), Empreendedorismo e Inovação, Escolar Editora. Sarkar, S. (2014). Empreendedorismo e Inovação. Escolar Editora. Scarborough, N. e Zimmerer, T. (1996), Effective small business management, Prentice Hall, New Jersey. Scarborough, N, Wilson, D. e Zimmerer, T. (2009), Effective Small Business Management: An Entrepreneurial Approach, Prentice Hall, NJ .9th Edition. Scarborough, N. M. (2015). Entrepreneurship and Effective Small Business Management, Global Edition: Pearson Education Limited. 11th Edition. Stolze, W.J. (1996): Start Up: An entrepreneur’s Guide to Launching and Managing a New Business, 4th Edition, Career Press, New Jersey. Silva, Maria José (2007): “Inovação e Empreendedorismo” in Manual de Dinamização de Empresas de Base Tecnológica (Eds.) M. Raposo, M.J. Silva & R. Rodrigues, Universidade da Beira Interior, Covilhã pp. 23-41. ISBN: 978-972-8790-17-6 Touchie, R. (1996), Como preparar um plano de negócios, Edições Cetop, Mem Martins. Veciana Vergés, José M. (2003), Creación de Empresas – Entrepreneurship, Manuals de Economía de la Universidad Autónoma de Barcelona, Servei de Publicaciones, Bellaterra (Barcelona). Silva, Maria José (2007): “Inovação e Empreendedorismo” in Manual de Dinamização de Empresas de Base Tecnológica (Eds.) M. Raposo, M.J. Silva & R. Rodrigues, Universidade da Beira Interior, Covilhã pp. 23-41. ISBN: 978-972-8790-17-6.
Língua Português
Data da última atualização: 2014-08-07
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