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Sociologia do Desporto

Código 11306
Ano 3
Semestre S2
Créditos ECTS 4
Carga Horária TP(30H)
Área Científica Sociologia
Tipo de ensino Obrigatório
Objectivos de Aprendizagem Compreender e interpretar a importância do desporto como um fenómeno social, bem como dos principais contributos positivos e negativos do desporto na Sociedade atual. • Demonstrar conhecimentos e capacidade de compreensão do deporto como fenómeno social e cultural, bem como sobre o papel do desporto no desenvolvimento social e económico e o seu o impacto na cultura e vice-versa
• Demonstrar compreensão sobre o papel do desporto em processos de socialização
• Identificar os efeitos sociais da participação dos jovens no desporto
• Demonstrar capacidade de analisar o fenómeno da violência no desporto
• Demonstrar capacidade de análise sobre a relação do género e da etnia com a prática desportiva
• Demonstrar compreensão sobre a relação da economia, da política, da religião e da comunicação social com o desporto
Conteúdos programáticos 1. O desporto como fenómeno social; os conceitos «sociedade» e «social»
2. O desporto como fenómeno cultural; o conceito «cultura» e conceitos afins
3.Teoria social e desporto
4. Estudos sociológicos sobre o desporto: alguns exemplos
5. O desporto na juventude
6. Violência e desporto
7. Género e desporto
8. Racismo e etnicidade no desporto
9. Economia e desporto
10. Política e desporto
11. Religião e desporto
12. A comunicação social e o desporto
13. Os benefícios sociais de participação no Desporto
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A avaliação da UC consiste em trabalhos práticos e testes teóricos que permitem avaliar os resultados da aprendizagem definidos.
FORMAS DE AVALIAÇÃO
1. Avaliação dos conhecimentos sobre, e entendimento da, matéria, mediante um teste escrito, sem consulta. 70%.
2. Trabalho escrito e apresentação oral sobre um tema, baseado num artigo da bibliografia indicada. Em grupos de 2, 3 ou 4 alunos. 30%.

FREQUÊNCIA
As condições para a obtenção de «Frequência» na época ensino-aprendizagem (e portanto, admissão ao exame) são:
- número suficiente de presenças nas aulas;
- a entrega e apresentação do trabalho;
- nota mínima da época de ensino-aprendizagem: 6 (SEIS).


EXAME
O exame consiste numa prova escrita sem consulta sobre todos os conteúdos da disciplina.
Se o aluno na época de ensino-aprendizagem obtiver uma nota de 10 (DEZ) ou mais, está dispensado do exame. Caso contrário, poderá de novo ser avaliado no exame (época normal e/ou recurso).
Os alunos que já no período de aprendizagem obtiveram uma nota de 10 ou mais, também podem ir ao exame; é a nota mais elevada que conta como nota final.


DATAS
21 de março: fim do prazo da comunicação do tema do trabalho e constituição do grupo.

11 de abril: fim do prazo da entrega/ envio do trabalho

23 de maio, 11h-13h: avaliação/ teste escrito

- Nota importante: Qualquer suspeita fundamentada de plágio/cópia nas Frequências/Fichas/Exames/Trabalho será punida com classificação de “NÃO ADMITIDO”.
Bibliografia principal Bodin, D. et al. (2001) Sports et violences. Paris: Chiron Éditeur.
Cashmore, E.(1990) Making sense of sports. London: Routledge.
Delaney, T, & Madigan, T. (2009) The sociology of sports: an introduction. Jefferson, NC: McFarland.
Hargreaves, J.(1994) Sporting females, critical issues in the history and sociology of women's sports. London: Routledge.
Hargreaves, J. (1998) Sport, Power and Culture (5). Cambridge: Polity Press.
Marivoet, S. 2004 Aspectos sociológicos do desporto. Lisboa: Horizonte.
Tiesler, Nina Clara 2012 Diabola: futebol e emigração portuguesa. Lisboa: Análise Social.
Língua Português
Data da última atualização: 2014-08-07
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