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Metodologias de Investigação para a Comunicação Estratégica

Código 11416
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Ciências da Comunicação
Tipo de ensino TP
Estágios Não aplicável
Objectivos de Aprendizagem O objectivo central da unidade curricular é capacitar os estudantes para a elaboração de um projeco de investigação em comunicação estratégica que possa, eventualmente, servir de base à realização da sua dissertação de mestrado, do seu relatório de estágio ou do seu projecto empresarial.
Esta unidade curricular pretende que o estudante seja capaz de:
1. Caracterizar as diversas etapas e elementos do projecto de investigação científica;
2. Caracterizar as várias fases e regras da realização de um projecto de investigação;
3. Elaborar um projecto de investigação em comunicação estratégica.
Conteúdos programáticos 1. O processo de investigação científica: a importância do projecto de investigação.
2. O projecto de investigação: título, tema e problema, revisão teórica, objectivos e hipóteses, metodologia e desenho da investigação, cronograma, referências.
3. A realização do projecto de investigação: recolha dos dados, tratamento dos dados, análise e interpretação dos dados, redacção do trabalho científico.
4. Elaboração de um projecto de investigação (aplicação).
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A avaliação levará em linha de conta: 1) a realização de 5 exercícios metodológicos em contexto de aula (50%); 2) a execução, apresentação e defesa de um projecto de investigação individual, que servirá como embrião temático da futura dissertação, e que deverá contemplar os seguintes itens: enquadramento e justificação do tema, pergunta de investigação, problematização, desenho metodológico, indice, cronograma e lista de referências bibliográficas segundo normas APA (50%).

Tendo em conta os objectivos eminentemente práticos e laboratoriais desta unidade curricular, nela não haverá exame teórico final.
Bibliografia principal American Psychological Association (2010). Publication manual of the American Psychological Association (6th ed.). Washington, DC: APA.
Becker, H. (2015). Truques da escrita: para começar e terminar teses, livros e artigos. Rio de Janeiro: Zahar.
Belcher, W. (2010). Cómo escribir un artículo académico em 12 semanas. México DF: FLACSO.
Biggam, (2008). Succeeding with Your Master’s Dissertation. NY: McGraw-Hill.
Goyanes, M. (2017). Desafío a la investigación estándar em comunicación. Barcelona: UOC.
Martin, E. (2018). Ler, escrever e publicar no mundo das ciências sociais. Revista Sociedade e Estado, 33(3), 941-961.
Moura, C., & Vassallo de Lopes, M. (2016). Pesquisa em comunicação. Metodologias e Práticas Acadêmicas. Porto Alegre: ediPUCRS.
Quivy, R., & Campenhoudt, L.V. (2008). Manual de investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.
Walliman, N. (2011). Research Methods. The Basic. NY: Routledge.
Língua Português
Data da última atualização: 2014-08-07
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