Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Sociologia
  4. Metodologias Avançadas de Investigação

Metodologias Avançadas de Investigação

Código 12135
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 15
Carga Horária TP(15H)
Área Científica Sociologia
Tipo de ensino --Presencial
Estágios --N.A.
Objectivos de Aprendizagem --Objetivo global é o de consolidar competências metodológicas que capacitem os estudantes para conceber as componentes de um projeto de investigação e para desenvolver fundamentadamente as suas diferentes fases, numa grande variedade de contextos de investigação. Também é objetivo familiarizar os estudantes com a grande variedade de métodos de investigação existentes e dotá-los de competências que lhes permitam fazer as opções adequadas à natureza do objeto de estudos e dos objetivos de investigação.
No final da UC os estudantes deverão ser capazes de: organizar autonomamente um processo de investigação; escolher e/ou combinar de modo adequado metodologias quantitativas e qualitativas; aplicar os instrumentos de pesquisa mais adequados a diferentes tipos de investigação; adquirir estratégias sociológicas e ferramentas cognitivas que lhes permitam uma adequada análise e interpretação dos dados resultantes de diferentes tipos de investigação; fazer a aproximação a práticas sociológicas inovadoras; aplicar competências associadas a um pensamento crítico e reflexivo na abordagem de questões complexas.
Conteúdos programáticos --CAPÍTULO I – METODOLOGIAS QUANTITATIVAS
1. Etapas de um processo de investigação hipotético-dedutivo
2. Construção, operacionalização e quantificação de hipóteses
3. Técnicas de amostragem
4. Construção e aplicação de inquéritos por questionário
5. Tipos de variáveis e principais técnicas de análise quantitativa
6. Combinação entre metodologias quantitativas e qualitativas – o método de triangulação
CAPÍTULO II – METODOLOGIAS QUALITATIVAS
1. O desenho de uma investigação qualitativa
2. Tipos de investigação qualitativa
3. O trabalho de campo/ coleta de dados
3.1 - Observação; entrevistas; diário de campo; histórias de vida; documentos; meios audiovisuais
4. A análise e interpretação de dados
4.1 – A produção do texto na investigação qualitativa
5. Reflexividade e ética na investigação.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A avaliação, respeitante a todas as disciplinas, será feita na base de um projeto escrito e da respetiva apresentação. O projeto deve integrar os conteúdos da unidade letiva, sendo que cada professor fará a avaliação da parte que lecionou.
Bibliografia principal --Bibliografia principal
1. Bernard, H. Russel (2000), Social research methods: qualitative and quantitative approaches, Thousand Oaks: Sage
2. Foddy, William (1996), Como Perguntar: teoria e prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários, Oeiras: Celta
3. Kaplan, David (2004) (Eds), The Sage handbook of quantitative methodology for the social sciences, Thousand Oaks: Sage
4. Norman, K. Denzin, Yvonna S. Lincoln (2005) (Eds.), SAGE handbook of qualitative research. Norman. Thousand Oaks : Sage Publications
5. Silverman, David (2011) Qualitative Research (3rd edition), London: Sage Publications
6. Taylor, George (2005) (Eds), Integrating quantitative and qualitative methods in research, Lanham: University Press of America
Língua Português
Data da última atualização: 2015-07-24
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.