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Estágio Pedagógico

Código 12189
Ano 2
Semestre A1
Créditos ECTS 42
Carga Horária E(600H)/OT(60H)
Área Científica Formação de Professores de Filosofia
Objectivos de Aprendizagem Pretende-se:
1. Incentivar o desenvolvimento pessoal e profissional do estudante através da iniciação à prática profissional;
2. Desenvolver competências científicas e pedagógico-didáticas específicas ao ensino/aprendizagem de filosofia;
3. Articular as competências científicas, pedagógico-didáticas e sociais com a prática na sala de aula e na escola;
4. Implicar o formando no espectro de responsabilidades profissionais, pessoais, sociais e cívicas que se esperam do docente;
5. Fomentar a atitude investigativa no âmbito específico do ensino de filosofia no Ensino Secundário;
6. Promover a postura crítica e reflexiva em relação aos desafios, processos e desempenhos do quotidiano profissional.
Conteúdos programáticos 1. PES - Natureza e objetivos da IPP, Comissão de Estágio, Núcleo de Estágio.
2. Relatório de Estágio.
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Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A classificação final da PES resulta da aplicação das seguintes ponderações:
1. Orientador Cooperante - 50%;
2. Coordenador do Departamento - 10%;
3. Orientador da UBI - 10%.

Para a ponderação da classificação da defesa pública do Relatório:
1. Qualidade científica/técnica - 50%;
2. Qualidade da apresentação pública - 25%;
3. Discussão pública - 25%.

Na classificação final do Relatório, o júri constituído pondera a classificação do estudante obtida em PES.
Bibliografia principal Alarcão, I. (2013). Formação reflexiva de professores. Porto: Porto Editora.
Estrela, A. (2001). Investigação em educação: Métodos e técnicas. Lisboa: Educa.
Fernandes, D.; Neves, A.; Campos, C.; Conceição, J. M. & Alaiz, V. (1994). Portfolios: para uma avaliação mais autêntica, mais participada e mais reflexiva. In Pensar avaliação, melhorar a aprendizagem. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.
Hoz, G. V. (org.) (1991). Enseñanza de la Filosofía en la educación secundaria. Madrid: Ediciones Rialp.
Izuzquiza, I. (2012). Educació per a la ciutadania y els direts humans. Materia per al professorat. Madri: Anaya.
Marnoto I. (coord.) (1989,1990). Didáctica da Filosofia I-II, Lisboa: Universidade Aberta.
Moreira, J. (2010). Portefólio do Professor. O portefólio reflexivo no desenvolvimento profissional. Porto: Porto Editora.
Tozzi, M. (2007). De la parole à l’écriture: Ateliers d’écriture en France, au Portugal et au Maroc. Paris: L’Harmattan.

Obs. A especificidade de cada relatório determinará seleção de outra bibliografia adequada.
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Língua Português
Data da última atualização: 2021-03-04
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