Código |
12189
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Ano |
2
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Semestre |
A1
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Créditos ECTS |
42
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Carga Horária |
E(600H)/OT(60H)
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Área Científica |
Formação de Professores de Filosofia
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Objectivos de Aprendizagem |
Pretende-se: 1. Incentivar o desenvolvimento pessoal e profissional do estudante através da iniciação à prática profissional; 2. Desenvolver competências científicas e pedagógico-didáticas específicas ao ensino/aprendizagem de filosofia; 3. Articular as competências científicas, pedagógico-didáticas e sociais com a prática na sala de aula e na escola; 4. Implicar o formando no espectro de responsabilidades profissionais, pessoais, sociais e cívicas que se esperam do docente; 5. Fomentar a atitude investigativa no âmbito específico do ensino de filosofia no Ensino Secundário; 6. Promover a postura crítica e reflexiva em relação aos desafios, processos e desempenhos do quotidiano profissional.
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Conteúdos programáticos |
1. PES - Natureza e objetivos da IPP, Comissão de Estágio, Núcleo de Estágio. 2. Relatório de Estágio. --
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Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação |
A classificação final da PES resulta da aplicação das seguintes ponderações: 1. Orientador Cooperante - 50%; 2. Coordenador do Departamento - 10%; 3. Orientador da UBI - 10%.
Para a ponderação da classificação da defesa pública do Relatório: 1. Qualidade científica/técnica - 50%; 2. Qualidade da apresentação pública - 25%; 3. Discussão pública - 25%.
Na classificação final do Relatório, o júri constituído pondera a classificação do estudante obtida em PES.
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Bibliografia principal |
Alarcão, I. (2013). Formação reflexiva de professores. Porto: Porto Editora. Estrela, A. (2001). Investigação em educação: Métodos e técnicas. Lisboa: Educa. Fernandes, D.; Neves, A.; Campos, C.; Conceição, J. M. & Alaiz, V. (1994). Portfolios: para uma avaliação mais autêntica, mais participada e mais reflexiva. In Pensar avaliação, melhorar a aprendizagem. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional. Hoz, G. V. (org.) (1991). Enseñanza de la Filosofía en la educación secundaria. Madrid: Ediciones Rialp. Izuzquiza, I. (2012). Educació per a la ciutadania y els direts humans. Materia per al professorat. Madri: Anaya. Marnoto I. (coord.) (1989,1990). Didáctica da Filosofia I-II, Lisboa: Universidade Aberta. Moreira, J. (2010). Portefólio do Professor. O portefólio reflexivo no desenvolvimento profissional. Porto: Porto Editora. Tozzi, M. (2007). De la parole à l’écriture: Ateliers d’écriture en France, au Portugal et au Maroc. Paris: L’Harmattan.
Obs. A especificidade de cada relatório determinará seleção de outra bibliografia adequada. --
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Língua |
Português
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