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Organizações Internacionais

Código 12280
Ano 3
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Relações Internacionais
Tipo de ensino Presencial.
Estágios N/A.
Objectivos de Aprendizagem Os objectivos desta Unidade Curricular são:
- Estudar um conjunto de instituições internacionais, de âmbito global ou regional, no que respeita à génese, evolução, objectivos, estrutura formal e relevância actual;
- Sistematizar as características das Organizações iInternacionais como meio de promoção de instrumentos de cooperação internacional e de garantia da governação global;
- Identificar os principais contributos teóricos para o estudo das Organizações Internacionais;
- Reflectir sobre a relação entre a realidade internacional e o funcionamento das Organizações Internacionais
No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
1. Compreender e explicar a importância de diversas organizações internacionais enquanto actores das relações internacionais;
2. Analisar e avaliar o papel desempenhado actualmente por várias organizações internacionais;
3. Pesquisar, seleccionar e analisar informação sobre organizações internacionais, bem como dados, outlooks, relatórios e outras publicações por estas produzidos.
Conteúdos programáticos 1. As Organizações Internacionais como actores
1.1. Origem e desenvolvimento histórico das Organizações Internacionais
1.2. Classificação das Organizações Internacionais
1.3. Objectivos e competências
1.4. Funcionamento e actividades das Organizações Internacionais
2. Teoria Geral das Organizações Internacionais
3. Organizações Internacionais em análise
3.1. Organização das Nações Unidas (ONU): a Carta; principais órgãos; o processo de decisão; as missões de Paz
3.2. As Agências especializadas
3.2.1. Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO)
3.2.2. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)
3.2.3. Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR)
3.2.4. Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas (UNHRC)
3.2.5. Organização Internacional do Trabalho (OIT)
3.2.6. Organização Marítima Internacional (OMI)
3.2.7. Organização Mundial dessaúde (OMS)
3.3. Instituições de Bretton Woods
3.3.1. Fundo Monetário Internacional (FMI)
3.3.2. Grupo do Banco Mundial (BM)
3.4. Organização Mundial do Comércio (OMC)
3.5. Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE)
3.6. Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO)
3.7. Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)
4. Balanço sobre a actividade das Organizações Internacionais na actualidade
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Métodos e Critérios de Avaliação
Ensino-aprendizagem
Participação nas aulas: 10%.
Trabalho individual escrito: 50%
Apresentação oral: 40%.
Os alunos com estatuto de trabalhador-estudante serão avaliados em regime de avaliação contínua de acordo com os seguintes critérios:
Trabalho individual escrito: 50%
Apresentação oral em data a acordar com a docente: 50%.
Os alunos que obtiverem em ensino-aprendizagem uma média final entre 6 e 9 valores são admitidos a exame final.
Bibliografia principal Armstrong, David, Lloyd, Lorna and Redmond, John (2004). International Organisation in World Politics. 3rd ed. New York: Palgrave MacMillan
Campos, João Mota de (coord) (2010). Organizações Internacionais. 4.ª ed. Coimbra: Coimbra Editora
Barkin, J. Samuel (2013). International Organizations: Theories and Institutions. 2.ª ed. Basingstoke: Palgrave Macmillan
Frederking, Brian, Diehl, Paul Francis (eds) (2015). The Politics of Global Governance: International Organizations in an Interdependent World. 5.ª ed. Boulder: Lynne Rienner
Pinto, Maria do Céu (2007). As Nações Unidas e a Manutenção da Paz e as Actividades de Peacekeeping doutras Organizações Internacionais, Coimbra: Almedina
Schiavone, Giuseppe (2008). International Organizations: A Dictionary and Directory. 7.ª ed. Basingstoke: Palgrave Macmillan
Weiss, Thomas George, e Wilkinson, Rorden (eds) (2014). International organization and global governance. London: Routledge

Entre outras referências aconselhadas por tema no decurso das sessões de contacto
Língua Português
Data da última atualização: 2016-03-25
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