Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciência Política
  4. Comunicação Política

Comunicação Política

Código 12290
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 10
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Ciências da Comunicação
Tipo de ensino -- Presencial.
Estágios -- Não se aplica.
Objectivos de Aprendizagem -- Pretende-se que os alunos adquiram uma compreensão histórica alargada da origem e das funções da comunicação política nas sociedades contemporâneas.
-- No final da leccionação da UC o estudante deve ser capaz de i): delimitar e operacionalizar o conceito de «comunicação política»; ii) identificar e descrever os principais modelos de «comunicação política» existentes nas sociedades contemporâneas; iii) examinar e discutir a função dos mass media na elaboração da «comunicação política».
Conteúdos programáticos --
1. «Comunicação Política»: Definição do Conceito
2. Multidões, Massas, Públicos, Audiências
3. Engenharia do Consentimento
4. Os Profissionais da Aquiescência: Storytelling e Spinning
5. Opinião Pública e Propaganda: Planificação e Gestão da Mente Pública
6. O Idioma Analítico da Propaganda
7. Espionagem Política
8. António de Oliveira Salazar: Estudo de Caso de «Comunicação Política»
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação - Leitura e discussão de livros, capítulos de livros ou ensaios sobre os tópicos do programa.
- Recurso a meios audiovisuais.
Avaliação periódica mediante a realização obrigatória de um trabalho individual de investigação, A entrega do trabalho fora do prazo estipulado implica a reprovação do aluno. Todos os trabalhos serão apresentados e defendidos oralmente no decorrer da última sessão da UC (7 de Junho de 2018). Cada aluno deverá apresentar e defender oralmente o seu trabalho durante 10-15 minutos na presença dos demais colegas, que participarão na discussão. O professor fará então um breve exame oral a cada trabalho individual apresentado.
Bibliografia principal --
1. Lilleker, Darren G., Key Concepts in Political Communication, Sage Publications Ltd, Los Angeles, London, New Delhi, Singapore, 2005.
2. Le Bon, Gustave, Psicologia das Multidões, Edições Roger Delraux, Porto, 1985.
3. Herman, Edward S., & Chomsky, Noam, Manufacturing Consent. The Political Economy of the Mass Media, The Bodley Head, London, 2008.
4. Ferro, António, Entrevistas a Salazar, Parceria A. M. Pereira, Lisboa, 2007.
Língua Português
Data da última atualização: 2016-03-31
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.