Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Economia
  4. Metodologia de Investigação Económica

Metodologia de Investigação Económica

Código 12418
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(30H)
Área Científica Economia
Tipo de ensino Ensino presencial teórico-prático.
Objectivos de Aprendizagem Os objectivos da UC são iniciar os alunos: 1) nos conceitos avançados de investigação científica; 2) no método científico; 3) na definição e construção de hipóteses; e 4) nas diversas metodologias de investigação Os objectivos específicos da UC são: 1. Desenvolver a motivação para a construção do conhecimento científico em economia. 2. Preparar os alunos para a formulação de hipóteses de investigação; 3. Capacitar os alunos nos vários métodos de investigação em Economia; 4. Capacitar os alunos nos métodos e técnicas de recolha de dados, validação, análise e interpretação de dados e informações; 5. Capacitar os alunos a projectar, desenvolver e escrever um projecto de investigação em Economia. 6. Incutir nos alunos preocupações éticas associadas à investigação económica.
Conteúdos programáticos 1. Conhecimento e investigação 2. Investigação em Economia 2.1 Tipos de investigação 2.2 Métodos de investigação 2.3 Técnicas de investigação 2.4 Etapas do processo de investigação 2.5 A ética na investigação em Economia 2.6 Plágio 3. Recolha de informação económica 3.1 Tipos de informação 3.2 Selecção da informação 3.3 Métodos de recolha de informação 4. Estrutura do processo de investigação 4.1 Finalidades e objectivos da investigação 4.2 Revisão da literatura 4.3 Dados e metodologia 4.4 Resultados 4.5 Discussão 4.6 Aferição da robustez dos resultados 4.7 Conclusões 4.8 Referências 4.9 Apêndices e anexos 5. Apresentação e publicação dos resultados da investigação 5.1 Comunicação dos resultados 5.2 Publicação da investigação 6. Elaboração e apresentação de projectos de investigação 6.1 Estrutura 6.2 Conteúdos 7. Dissertações
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Os tópicos/temas de Metodologia de Investigação Económica são expostos pelo docente nas aulas. O ensinoaprendizagem nas aulas práticas envolve a discussão de artigos científicos de investigação aplicada relevantes e o estudo de casos. Os critérios de avaliação incluem o resultado ponderado de três momentos do ensino-aprendizagem, nomeadamente: 1) 10% para a participação na sala de aula; 2) 40% para o desenvolvimento, redacção, apresentação e discussão de uma proposta de investigação; e 50% para os exames escritos.
Bibliografia principal Booth, Wayne C., Colomb, Gregory G. and Williams, Joseph M., The Craft of Research, Third Edition, University of Chicago Press, Chicago, 2008. Carvalho, J. Eduardo, Metodologia do Trabalho Científico, 2ª ed., Escolar Editora, Lisboa, 2009. Ethridge, Don, Research Methodology in Applied Economics, Second Edition, Blackwell, 2004. Luey, Beth, Handbook for Academic Authors, Fifth Edition, Cambridge University Press, New York, 2010. Hakes, David R., "Confession of an Economist: Writing to Impress Rather than Inform," Economic Journal Watch, 6(3), 2009, 349-351. Hamermesh, Daniel S., "The Young Economist's Guide to Professional Etiquette," Journal of Economic Perspectives, 6(1), 1992, pp. 169-179. McCloskey, Deirdre, "Economical Writing: An Executive Summary," Eastern Economic Journal, 25(2), 1999, pp. 239- 242. Rasmusen, Eric, "Aphorisms on Writing, Speaking, and Listening," in E. Rasmusen (ed.), Readings in Games and Information, Blackwell, 2001.
Língua Português
Data da última atualização: 2016-06-02
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.