Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Economia
  4. Economia do Ambiente

Economia do Ambiente

Código 12422
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(30H)
Área Científica Economia
Tipo de ensino O processo de ensino-aprendizagem combina a aprendizagem em sala de aula, aulas teórico-práticas e sessões de debate, com estudo independente, individual ou de grupo. Este processo apoia-se em actividades e-learning e em recursos disponibilizados online, bem como no contacto próximo com o docente. As aulas valorizarão dinâmicas interactivas de ensino-aprendizagem. É fortemente encorajada a assiduidade e a participação dos alunos.
Objectivos de Aprendizagem No final do curso, o aluno:
1. Explica a interdependência entre economia e ambiente e as funções económicas do ambiente;
2. Explica os conteúdos das abordagens teóricas sobre as falhas de mercado e externalidades ambientais;
3. Examina as opções de política económica do ambiente orientado para a correção das externalidades ambientais;
4. Contrasta as abordagens teóricas sobre a relação entre ambiente e competitividade empresarial;
5. Discute diferentes abordagens económicas e políticas sobre a relação entre crescimento económico e ambiente;
6. Debate tópicos económicos relevantes da relação entre comércio internacional e ambiente;
7. Demonstra proficiência na comunicação, escrita e oral.
Conteúdos programáticos 1. Economia do Ambiente: introdução
1.1 Problemas atuais do ambiente: factos e números
1.2 Economia: causa ou solução dos problemas do ambiente?
1.3 A abordagem económica do ambiente
2. Mercado e Ambiente
2.1 Falhas de mercado e externalidades do ambiente
2.2 Decisão económica com custos do ambiente e ótimo social
2.3 Valoração dos bens e serviços do ambiente
3. Políticas Económicas do Ambiente
3.1 Soluções privadas e públicas
3.2 Políticas de regulamentação
3.3 Politica Fiscal: impostos e subsídios
3.4 Políticas orientadas para o mercado
3.5 Mercados de licença de emissão
4. Ambiente e Competitividade Empresarial
4.1 Perspetivas em confronto
4.2 Regulação do ambiente e competitividade das empresas
4.3 Ambiente e desempenho empresarial
5. Crescimento Económico e Ambiente
5.1 Abordagens económicas
5.2 Eco-eficiência e dissociação relativa e absoluta
5.3 A curva de Kuznets Ambiental: pressupostos e evidências
5.5 Ambiente e Comércio internacional

Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação O processo de ensino-aprendizagem combina a aprendizagem em sala de aula, aulas teórico-práticas e sessões de debate e tutoriais, com estudo independente, individual ou de grupo. Este processo apoia-se em atividades de e-learning e em recursos disponibilizados online, bem como no contacto próximo com o docente.
As aulas proporcionam a transmissão estruturada dos instrumentos de análise económica do ambiente, enquadrando os conteúdos abordados com evidência empírica, questões práticas e estudos de caso.
As aulas de debate procuram estimular a capacidade dos alunos para problematizar e elaborar argumentos fundamentados alicerçados nos textos selecionados e nas aulas. As leituras dos textos devem ser realizadas previamente às aulas. Espera-se que os alunos se preparem ativamente para participarem na discussão e responderem a questões relacionadas com os conteúdos dos textos e das aulas.
As sessões tutoriais apoiam os alunos nas diferentes actividades e na clarificação de questões.
Bibliografia principal 1. Pearce, David. Turner, Kerry, 1991. Economics of Natural Resources and Environment, London, Prentice Hall. - (Library/DGE - EG/5.16/99);

2. Thampapillai, Dodo, 2002. Environmental Economics, New York, Oxford Univ. Press. (Library/DGE - EG/5.16/126);

3. Hanley, N., Shogren, J. and White, B., 2001. Introduction to Environmental Economics, New York, Oxford Univ. Press. (Library/DGE - EG/5.16/125);

4. Faucheux, Sylvi, 1997. Economia dos Recursos Naturais e do Meio Ambiente, Lisboa, Instituto Piaget (Library /EG-5.16/000091);

5. Jaffe, Adam et al, 1995. “Environmental Regulation and the Competitiveness of U.S. Manufacturing: What Does the Evidence Tell Us?”, Journal of Economic Literature, Vol. XXXIII: 132-163;

6. Porter, Michael e van der Linde, Claas, 1995. “Green and Competitive”, Harvard Business Review, September-October: 120-135;

7. Lista de textos seleccionados referenciados no guia do curso, disponível na plataforma e-learning da UC.
Língua Português
Data da última atualização: 2016-06-02
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.