Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciências do Desporto
  4. Coaching Desportivo

Coaching Desportivo

Código 12439
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 5
Carga Horária TP(30H)
Área Científica Ciências do Desporto
Tipo de ensino Presencial
Objectivos de Aprendizagem Aprofundar os conhecimentos e competências sobre o processo de gestão e intervenção do técnico de atividades físicas / treinador desportivo e implicações resultantes para a melhoria do desempenho dos praticantes.
Conteúdos programáticos 1. Psicologia do Desporto
1.1 O que é o coaching. Implicações na prática desportiva
1.2 Modelos teóricos de intervenção psicológica
1.3. Ativação e Ansiedade
1.4. A organização do comportamento do praticante e a gestão de objetivos
1.5. Avaliação e intervenção no contexto do desporto e exercício e saúde. Instrumentos e métodos de avaliação e intervenção.
1.6. Liderança em desporto, exercício e saúde
1.7. – Opção complementar modalidade desportiva
- Opção 1 – Psicologia aplicada ao futebol
- Opção 2 – Psicologia aplicada ao futsal
- Opção 3 – Psicologia aplicada à natação

2. Pedagogia do Desporto
2.1 Modelos de intervenção do treinador
2.1.1 Estilos de ensino / aprendizagem / treino
2.1.2 Variabilidade contextual e intervenção do treinador
2.1.3 Estratégias de comunicação e feedback
2.1.4 Organização e intervenção na prática
2.1.5 Avaliação da eficácia do processo de ensino / aprendizagem / treino
2.1.6 O papel dos pais na prática desportiva

3. Ética e Deontologia Profissional
3.1 Ética na intervenção do treinador em desporto e atividade física
3.2 Ser treinador: saber estar e saber ser

4. Desporto para pessoas com deficiência
4.1 Ser diferente: Caraterização das populações com deficiência e suas necessidades
4.2 Estratégias de intervenção em populações com deficiência
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Realização de frequência de avaliação que avaliará sobretudo aspetos relacionados com o saber. Realização de um trabalho prático que procurará avaliar a capacidade de intervenção e de aplicação dos conhecimentos ao contexto de intervenção do aluno.
Bibliografia principal Jones, R. L., & Kingston, K.. (2013). An Introduction to Sports Coaching: Connecting Theory to Practice. Routledge.
Wrisberg, C.(2007). Sport skill instruction for coaches. Champaign, Illinois:H.K..
Potrac, P., Gilbert, W., & Denison, J. (Eds.). (2013). Routledge handbook of sports coaching. Routledge.
Gilbert, W., & Sandrine R. (2011) Current directions in coaching research. Revista iberoamericana de psicología del ejercicio y el deporte 6(2), 217-236.
Brewer, B. (2012). Coaching children in sport. Sports Coaching Review, 1(2), 156-157.
Lança, R. (2013) Coach to coach. Primebooks. Lisboa
Anshel, M. (2006). Applied Exercise Psychology. New York: Springer Publishing Company, Inc;
Richard, R. (2012). The oxford handbook of human motivation. New York: Oxford Avenue Press;
Monteiro, D., Marinho, DA., Moutão, J., Couto, N., Antunes., & Cid, L. (2016). Adaptation and Validation of Basic Psychological Needs Exercise Scale to the sport domain and invariance across soccer and swimming. Motricidade, 12 (4), 51-61. doi.org/10.6063/motricidade.9372
Antunes, R., Couto, N., Monteiro, D., Moutão, J., Marinho, DA., & Cid, L. (2017). Validation of the Goal Content for Exercise Questionnaire (GCEQ) for a sample of elderly Portuguese people. Motricidade, 13 (1), 59-67.doi.org/10.6063/motricidade.9541
Monteiro, D., Cid, L., Marinho, DA., Moutão, J., Vitorino, A., & Bento, T. (2017). Determinants and reasons for dropout in swimming – systematic review. Sports Journal, 5(3), 50. doi:10.3390/sports5030050
Língua Português
Data da última atualização: 2016-07-16
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.