Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Optometria e Ciências da Visão
  4. Introdução às Ciências da Visão

Introdução às Ciências da Visão

Código 12493
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Optometria
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não aplicável
Objectivos de Aprendizagem Os objetivos gerais da unidade curricular (UC) são:
Enquadrar dentro de uma perspetiva histórica a importância do estudo da ótica, da optometria e das ciências da visão no passado, presente e futuro. Identificar o papel do licenciado em Optometria-Ciências da Visão no contexto profissional. Conhecer o enquadramento nacional, europeu e mundial da Optometria. Conhecer os possíveis contextos de aplicação das Ciências da Visão e promover a aplicação de metodologias de pesquisa bibliográfica.
No final da unidade curricular o estudante deve ser capaz de:

(1) Referir marcos importantes na história da Ótica, Optometria e das ciências da Visão.
(2) Identificar as áreas de atuação dos profissionais em Optometria-Ciências da Visão.
(3) Distinguir diferentes formas de comunicação e divulgação científica.
(4) Recolher, analisar, integrar e sintetizar informação científica utilizando bases de dados de artigos científicos relevantes na área da Optometria e Ciências da Visão.
Conteúdos programáticos (1) História da ótica, optometria e das ciências da visão e respetiva instrumentação; (2) Perspetivas e desafios atuais e futuros da optometria e ciências da visão; (3) Escolas, associações e acreditações nacionais e internacionais; (4) Pesquisa bibliografia: introdução às bases de dados; (5) Metodologia e aspetos do trabalho científico. (6) Formas de comunicação e divulgação científica: investigação básica e aplicada; tipos e constituição de documentos científicos.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A classificação durante o período de ensino e aprendizagem é determinada pela seguinte expressão:

CEA= 0,65 TE + 0,35 TR,

onde TE corresponde à classificação obtida no teste teórico a realizar no final do semestre e TR corresponde à classificação obtida no trabalho final e que é determinada de acordo com a seguinte expressão:

TR = 0,5 TRescrito + 0,5 APRoral

onde, TRescrito corresponde à classificação da componente escrita do trabalho e APRoral à classificação obtida na apresentação oral do trabalho final.

Outros Critérios de Avaliação:
- Obrigatoriedade de realização do trabalho final e respetiva apresentação oral.
- Assinatura do documento do sigilo do estudante de optometria.

A classificaçãode exame é igual à de ensino-aprendizagem, sendo o teste teórico o exame.
Bibliografia principal - Benjamin WJ (2006). Borish´s Clinical Refraction, Butterworth Heinemann Elsevier, 2nd edition. - Ceia, C. (2003). Normas para apresentação de trabalhos científicos. 4ª edição, Editorial Presença. Lisboa. - Frada, J.J.C. (2001). Guia prático para a elaboração e apresentação de trabalhos científicos. 11ª edição, Edições Cosmos. Lisboa. - Bases de dados de artigos científicos: ISI web of Science (www.webofknowledge.com), Pubmed (www.pubmed.com), IEEE Xplore (www.ieeexplore.org).
Língua Português
Data da última atualização: 2016-06-09
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.