Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Optometria e Ciências da Visão
  4. Prática Clínica II

Prática Clínica II

Código 12513
Ano 3
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(30H)/PL(30H)
Área Científica Optometria
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não aplicável
Objectivos de Aprendizagem Aplicação de técnicas optométricas em situações clínicas no contexto real, nomeadamente, no Centro Clínico e Experimental em Ciência da Visão e no UBIMedical, onde os alunos devem demonstrar conhecimento e aplicar e desenvolver competências de comunicação e práticas. Desenvolver pensamento crítico e habilidade no processo de tomada de decisão de situações optométricas que requeiram um nível de compreensão mais completa ao nível das diferentes condições em disfunções visuais não estrábica.
Conteúdos programáticos Devem ser demonstrados conhecimentos e competências práticas/clínicas em habilidades específicas, nomeadamente: (1) saber tomar decisões sobre a prescrição de compensação ótica e de gestão optométrica apropriadas com base no estado refrativo e oculomotor (2) saber avaliar o estado binocular usando testes objetivos e subjetivos, (3) saber avaliar pacientes adultos que apresentam heteroforia, (4) saber manusear instrumentação específica no exame ocular e de compreender as implicações dos resultados em termos de técnicas de exame subsequentes, (5) saber avaliar e interpretar reflexos pupilares.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A estrutura e procedimentos de avaliação incluem (1) avaliações formativas e sumativas através de exames de escolha múltipla ou resposta curta; (2) avaliação formal da competência em assuntos clínicos, quer por uma série de testes de avaliação continua quer por um teste prático final, e (3) apreciação final do registo credenciado.
Bibliografia principal - Clifford WB (2003). Essentials of Ophthalmic Lens Finishing (2nd ed), Butterworth, Heinemann/Elsevier.
- Jalie, M (2008). Ophthalmic lenses and dispensing (3rd ed), Edinburgh: Butterworth Heinemann/Elsevier;
- Rosenfield M, Logan N (2009). Optometry: Science, Techniques and Clinical Management, Butterworth-Heinemann Elsevier;
- Scheiman MM, Wick B (2014). Clinical management of binocular vision: heterophoric, accommodative and eye movement disorders (4th ed.). Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.
- Elliott D (2007). Clinical Procedures in Primary Eye Care, Butterworth Heinemann Elsevier, 3rd edition.
Língua Português
Data da última atualização: 2016-06-09
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.