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Projeto 1

Código 12610
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 8
Carga Horária OT(15H)/TP(75H)
Área Científica Design Industrial
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não há
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem Interpretar os objectivos e questões propostas e materializar sob a forma de um produto as respostas às questões. Saber desenvolver um projecto de design industrial de acordo com requisitos diversos: funcionais, ergonómicos e de interface, materais, mecânicos, económicos. Capacidade de desenvolver projecto em design industrial. Aprofundamento da consistência no processo de trabalho. Aplicar os ensinamentos adquiridos na procura de uma solução funcional. Adequação dos conhecimentos do panorama do design às particularidades do projecto: resposta socio-cultural, abordagem a movimentos e tendências, e diferentes componentes do projecto de produtos de consumo. Adquirir capacidades de interligação das componentes de design de forma, de materialização do produto e sua análise económica. Capacidade de aplicação prática dos conhecimentos. Desenvolvimento de competências em projectos em equipas multidisciplinares. Demonstrar que sabe gerir um projecto de Design longo e complexo. Capacidade de desenvolvimento de cada fase de projecto: investigação, desenvolvimento de conceito, maquetagem, modelação, pós-produção e apresentação. Adequação dos conhecimentos técnicos à execução do projecto: desenho, modelação. Coerência na identidade e comunicação do produto desenvolvido: story-telling.
Conteúdos / Programa Desenvolvimento de dois projectos: um individual, um em dupla.
Projectos: The Hard Life de Jasper Morrison com Bisarro* / Boa Safra / Arturo Gonzalez / Concurso (3*)
Disciplina projectual, técnica em contexto.
Introdução
Tema do trabalho e indústrias parceiras; Brief, limitações materais, formais, dimensionais e outras.
Introdução de área de trabalho, análise de exemplos e autores relacionados (open in Pinterest.com/ab3713)
Definição do processo. Explicação de storytelling.
Investigação
Recolha de informação de produtos existentes, benchmark, marcas, designers e produtos.
Visita técnica à empresa e recolha de amostras.
Resumo, conclusões da investigação e definição de objecto e estratégia do trabalho.
Conceito
Definição de conceito base (storytelling)
Esquisso rápido de alternativas de produto, selecção de versões a explorar.
Desenvolvimento de Produto
Desenho de produto e esquisso de detalhe
Mockup
Reunião intermédia* agenda
Desenho realista (not sketching)
Maquete
Acabamento
Modelação
Render de vistas finais, explosão, assemblagem e desenho técnico
Comunicação
Pós-produção de imagens
Design de dois cartazes finais de conceito em A2 em hires (254). Promocional de conceito (1) Explicativo de funcionamento e detalhes técnicos (2) Produção de vídeo informativo do produto-conceito* de um projecto
Preparação de PPT Pecha-Kucha (storytelling) 20 slides x 20 segundos, landscape
3D Print ou CNC em tamanho real ou escala
Embalagem*de um projecto
Bibliografia / Fontes de Informação Koivu, A., Bouroullec, R., & Bouroullec, E. (2012). Ronan and Erwan Bouroullec: Works. London: Phaidon Press.
Kries, M., & Lipsky, J. (2014). Konstantin Grcic: Panorama. Weil am Rhein: Vitra Design Museum.
Thomé, P., King, E., Picchi, F., Sudjic, D., & Zanot, F. (2014). Sottsass. London: Phaidon Press.
Terstiege, G. (2009). The Making of Design. Basel: Birkhäuser Verlag.
Hecht, S., & Colin, K. (2005). Industrial Facility: Product as Landscape. London: Industrial Facility.
Baudrillard, J. (2005). Le Système Des Objets. London: Verso.
Hara, K. (2010). White. Baden: Lars Muller Publishers.
Mau, Bruce (2004). Massive Change. Phaidon Press Limited. London.
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas Desenvolvimento acompanhado dos projectos, conforme descrito no programa.
Métodos e Critérios de Avaliação AVALIAÇÃO
Entregas
Entrega em PDF (modelos fotografados) A4 landscape, modelo Pecha-Kucha, 20 slides*20 segundos + Maquetes
Ficheiro com nome: NomedoAluno-P1 ou 2-NumeroEntrega.*** (ex. JorgeNeves-P1-Intermedia.PDF)
Slide de abertura-Cover: P*, título, aluno, data, disciplina e professores.
Obrigatória ao início da aula definida, 30 minutos tolerância. 50% penalização por atraso. Não aceite a partir de final da aula de entrega.
Critérios gerais
Qualidade, equilíbrio, adequação, coerência e consistência, affordance e honestidade, usabilidade, durabilidade, trabalho em equipa e com indústria. Avaliação
Cada fase tem uma entrega, sendo a nota correspondente à prestação total na respectiva fase do trabalho e não apenas ao material entregue.
Não são aceites trabalhos não acompanhados nas aulas anteriores a cada entrega.
Todas as entregas são obrigatórias na data definida. A falha de qualquer entrega é eliminatória.
Disciplina sem exame nem possibilidade de melhoria.
Entrega 1 (25%), Entrega 2 (25%), Entrega 3 (25%), Avaliação contínua (25%)
Assiduidade
Tolerância de entrada na aula: 20 minutos. Sendo excedido o limite de cinco faltas não justificadas, o aluno é reprovado.
Trabalhadores-estudantes: em caso de impossibilidade de comparecerem ao horários da aula, ficam obrigados à combinação prévia de hora alternativa para apresentação do trabalho desenvolvido. Sendo excedido o limite de três semanas sem acompanhamento do trabalho, o aluno é reprovado.
Contacto
Comunicação aos alunos por moodle.
Contacto: afonsoborg@gmail.com
Língua Português
Data da última atualização: 2016-06-16
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