Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Design Industrial
  4. Workshops 1

Workshops 1

Código 12611
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(30H)
Área Científica Arte e Design
Tipo de ensino Teórico-Prático
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem Adquirir e aprofundar conhecimentos teóricos e práticos dirigidos a necessidades específicas de cada ano ou projecto desenvolvido.
Aprofundar o conhecimentos na área a ser desenvolvida em projecto.
Implementar protótipos através de projetos práticos.
Praticar a aplicação de metodologias no desenvolvimento de projetos de caráter interdisciplinar.
Conhecer e ser capaz de aplicar tecnologias disponíveis.
Trabalhar em equipa e em novos contextos.
Responder a exigências relacionais e organizacionais e cumprir as deadlines.
Comunicar eficazmente perante distintos interlocutores num contexto profissional.
Conteúdos / Programa Variáveis, a seleccionar em função das necessidades específicas dos projectos a serem desenvolvidos. Articulação com a disciplina de projecto e coordenação com oportunidades e parcerias estabelecidas em cada ano.
Articulação com Projecto.
Conteúdos teóricos, projectuais e técnicos na área de design industrial.
Linhas dos workshops:
Projectuais, de desenvolvimento de processos e projectos curtos com profissionais de áreas diversas.
Técnicos, tecnológicos e oficinais, de exploração de técnicas, tecnologias, processos de produção e de maquetagem específicos, desenho e esquisso, dirigidos aos projectos a desenvolver.
Conhecimentos teóricos e críticos, foco em movimentos, tendências e análise
Bibliografia / Fontes de Informação A definir em cada workshop.
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas Desenvolvimento de trabalhos acompanhados das linhas definidas: Conhecimentos teóricos e críticos; Técnicos, tecnológicos e oficinais; Projectual;
Concentração das sessões de contacto em blocos de 2 a 3 dias

Introdução de suporte teórico em modelo de seminário, design talks; definição princípios e limitações, análise de exemplos e definição de exercício e processo.
investigação, discussão, e definição de conceito.
Esquisso e layout do conceito.
Desenvolvimento em grupo de modelo beta do projecto em sessões de contacto.
Apresentação de modelo beta.
Desenvolvimento e produção de modelo final em autonomia; Envio;
Métodos e Critérios de Avaliação A avaliação da aprendizagem é contínua e baseada na participação dos estudantes no workshop, no desenvolvimento, evolução e apresentação dos projetos e na qualidade estética, técnica e profissional dos trabalhos bem como na criatividade e a sua coerência com os objetivos específicos do workshop. É avaliado o processo e prestação (20%), assim como o resultado final (80%). A avaliação é atribuída pelo convidado (80%) e coordenador da disciplina (20%).
Língua Português
Data da última atualização: 2016-06-16
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.