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Coleções de Moda e Sourcing

Código 12652
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária T(30H)/TP(30H)
Área Científica Design de Moda
Pré-requisitos Não se aplica
Tipo de ensino Presencial com aulas Teóricas e Teórico Práticas
Estágios Não se aplica
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem 1-Compreender a criação de uma colecção de moda, tendo em conta as alterações da indústria nos dias de hoje. Influência e previsão das tendências de moda.
2-Conhecimento geral da criação de uma colecção de moda e identificação do conceito e linha de produtos, e de compreender as alterações da indústria nos dias de hoje.
3-Capacidade de relacionar os elementos complementares de uma colecção de Moda, características técnicas do produto de Moda.
4-Apreender os elementos para a execução do sourcing nas diferentes fases da cadeia têxtil. Compreender a relação comprador/ fornecedor.
5.Conhecimentos dos elementos para a execução do sourcing nas diferentes fases da cadeia têxtil .
6.Capacidade para executar o sourcing numa relação comprador/ fornecedor e numa perspectiva sourcing nacional e internacional; aplicando e relacionando os conhecimentos adquiridos, desenvolvendo a capacidade para a resolução de problemas, multidisciplinares e complexas

Conteúdos / Programa 1.Processo geral da criação de uma colecção de moda.
1.1. Identificação do conceito e linha de produtos. A relação da coleção da Marca com o Press Release da Coleção.
1.2. Organização e características das colecções de Moda de Designer, Marcas de Luxo, Marcas de Moda. 2.Influência e previsão das tendências de moda e sua importância para a indústria da Moda. As diferentes categorias por produto e materiais.
2.1Factores que influenciam o sucesso comercial das colecções de Moda ao longo dos seus vários ciclos.
2.2. Elementos complementares da colecção de Moda.
2.3. Posicionamento e preço por produto/categoria.
3.Perspectiva histórica do sourcing na gestão da cadeia de valor. O sourcing nas diferentes fases da cadeia. 3.1. O departamento de compras.
3.2. Modelo estrutural de um departamento de compras.
3.3. A equipa de compras e as suas responsabilidades.
3.4. O ciclo de compras.
4.Sourcing de Tecidos e vestuário. Sourcing de subcontratação
5. Estudo de casos.
Bibliografia / Fontes de Informação A - Brookshire, J.E Global Sourcing in the Textile and Apparel Industry, 2nd Edition, Bloomsbury, 2017
A - The Fashion Business Manual An Illustrated Guide to Building a Fashion Brand de Fashionary, Fashionary International Limited, junho de 2018
A - David Shaw, Dimitri Koumbis, La compra profesional de moda, Editorial Gustavo Gili, 2014
A- Simon Seivewright,Manuais de Diseno de Moda - Diseno e Investigación, AVA Publishing SA, 2007
A- Jackson, Tim; Shaw, David; Mastering Fashion buying & Merchandising management; Palgrave Master Series, 2001
A- Goworek, Helen; Fashion Buying, 2 th ed. Blackell Publishing, 2008
A- Elinor Renfrew; Colin R., ,Manuais de Diseno de Moda - Creación de una Colección de Moda, AVA Publishing SA, 2010
B- Frings, Gines, Fashion from concept to consumer, 9 th ed., 2008, Pearson Education
B- Michael Jeffrey and Nathalie Evans; Costing for the Fashion Industry, Bergpublishers; 2010
B- Pires, Doroteia Baduy, Design de Moda – Olhares Diversos, Estação das letras e das cores. 2008
B- Sicard, Marie-Claude; Lujo, Mentiras y Marketing: Como funcionam as marcas de lujo?; GGmoda, Editora Gustavo Gili, SL
Consulta na bases de dados internacional WGSN, Jornal T, Vogue e Fashion of Business Journal
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas Adoptam-se metodologias de ensino-aprendizagem activas e cooperativas que incentive a reflexão e que valorize processos de natureza cognitiva e interpessoal, defendendo a aquisição de conceitos, a resolução de problemas, a pesquisa e os trabalhos práticos, centrada no aluno. O método utilizado é o presencial.
A apresentação dos conteúdos teóricos pelo professor recorre a meios audiovisuais de auxílio à exposição e promove, sempre que seja oportuno, a discussão dos temas com os alunos.Nas horas teórico-práticas, os alunos vão analisar casos práticos no domínio da colecções de moda e sourcing.
Métodos e Critérios de Avaliação A avaliação da UC reveste-se das seguintes modalidades: contínua (AC) com a realização de trabalhos TP de componente de pesquisa; numa percentagem de: TP1: 25%, TP2:25% e TP3 (Trabalho Individual): 50% . A avaliação é contínua e incide no trabalho do aluno. O critério de frequência contempla a classificação mínima de aprovação 10 valores. UC não contempla exame, mas permite a melhoria da nota.
Língua Português
Data da última atualização: 2016-06-16
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