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Acessórios de Moda

Código 12667
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 5
Carga Horária PL(30H)/T(15H)
Área Científica Design de Moda
Tipo de ensino Presencial em sala de aula e laboratório. Aulas teóricas, teórico-práticas e práticas de laboratório.
Estágios Não se aplica.
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem Conhecer a história das práticas e teorias de acessórios de moda com o objectivo de conseguir pensar no seu futuro. Entender a importância do acessório de moda no contexto do branding. Elaborar crítica de marcas. Saber estruturar um projecto de Acessório de Moda. 1. Ser capaz de utilizar as metodologias de projecto compreendendo todas as etapas do processo no contexto dos projectos de acessórios de moda;
2.Ter capacidade para avaliação da adequação de acessórios ao branding das corporações de Moda.
3. Saber interpretar as tendências do mercado para as utilizar com melhor qualidade dentro do projecto de acessório de moda.
4. Poder estabelecer co-relação entre os processos racionais e emocionais dos clientes corporativos e dos consumidores usando-a concepção de novo acessório de moda.
Conteúdos / Programa 1. Definição de acessórios de moda
1.1. Diferenças entre acessórios de moda e vestuário.
1.2. Tipos de acessórios (da embalagem ao perfume)
Casos especiais:
1.2.1. Calçado e
1.2.2. Joalharia
2. História e evolução do mercado dos acessórios de moda;
2.1. Acessórios versus Moda;
2.2. A importância do acessório na composição do total look;
2.3. Os acessórios do futuro
3. A importância acessório na marca de Moda;
3.1 As marcas e acessórios
3.2 A importância da bolsa para acessórios
3.3 É o perfume um acessório de moda?
3.4 Os estudos de caso
4. Projeto de Acessórios de Moda
4.1 A interpretação da marca e sua importância
4.2 Adequação do projeto para a marca
4.3 Tendências de estudo de tendências
4.4 Concepção
4.4.1 Materiais
4.4.2 Processo
4.4.3 Técnicas
4.5 Desenvolvimento
4.6 Implementação
Bibliografia / Fontes de Informação A-GERVAL, Olivier. Fashion Accessories (Studies in Fashion). London: A & C Black Publishers Ltd, 2009.
A-HUEY, Sue and Rebecca Proctor. New Shoes: Contemporary Footwear Design. London: Laurence King Publishers, 2007.
A-HUEY, Sue and Susie Draffan. Bag. London: Laurence King Publishers, 2009.

B-LANNOO Publishers, The Editors at. Fashion and Accessories. Berkeley: Lannoo International, 2008.
B-PRICE, Candy Pratts, Jessica Glasscock, and Art Tavee. American Fashion Accessories. New York: Assouline, 2008
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas Adoptam-se metodologias de ensino-aprendizagem activas e cooperativas que incentive a reflexão e que valorize processos de natureza cognitiva e interpessoal, defendendo a aquisição de conceitos, a resolução de problemas, a pesquisa e os trabalhos práticos, centrada no aluno. O método utilizado é o presencial.
A apresentação dos conteúdos teóricos pelo professor recorre a meios audiovisuais de auxílio à exposição e promove, sempre que seja oportuno, a discussão dos temas com os alunos.Nas horas teórico-práticas, os alunos vão analisar casos práticos no domínio da colecções de acessórios de moda.
Métodos e Critérios de Avaliação A avaliação da UC reveste-se das seguintes modalidades: contínua (AC) e prova de avaliação escrita (AP); numa percentagem de 60% e 40% . A avaliação é contínua e incide no trabalho do aluno. O critério de frequência contempla a classificação mínima de 6 valores e o de aprovação 10 valores.
Língua Português
Data da última atualização: 2016-06-16
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