Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Gestão
  4. Probabilidades e Estatística

Probabilidades e Estatística

Código 12686
Ano 2
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Matemática
Pré-requisitos Estatística Descritiva do ensino secundário, Matemática I e Matemática II
Tipo de ensino Presencial
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem -Desenvolver o conhecimento dos fundamentos da teoria das probabilidades.
-Pretende-se que os alunos possam responder com maior facilidade às necessidades de uma actividade profissional, utilizando métodos estatísticos de recolha, análise e interpretação de dados.
-Básicas – Demonstra cultura geral relativamente à Estatística: perspectiva histórica e contemporânea; competência retórica e sentido crítico na argumentação de ideias.
-Científicas – Demonstra conhecimentos básicos de Cálculo Matemático aplicado à Gestão; demonstra conhecimentos básicos de Estatística;
-Operacionais – Conhece e domina a linguagem matemática básica utilizada na Estatística;
-Transversais – Compreende e demonstra princípios gerais de ética e moral; capacidade de trabalho em equipa; capacidade de manutenção de registos organizados.
Conteúdos / Programa 1. Experiências aleatórias.
2. Definições axiomática e clássica de probabilidade. Propriedades.
3. Probabilidades condicionadas.
4. Variáveis aleatórias.
5. Medidas de localização e dispersão.
6. Distribuições teóricas.
7. Amostragem.
8. Estimação Pontual e Intervalar.
9.Testes de Hipóteses.
Bibliografia / Fontes de Informação -Galvão de Mello, F. (2000) – Probabilidades e Estatística, Conceitos e Métodos Fundamentais, Vol I, 2ª Ed., Escolar Editora.
Gama, J, Ferreira, S. . Sebenta de Probabilidades e Estatística (2012). Departamento de Matemática, UBI.
Guimarães, R. C. e Sarsfield Cabral, J. A. (2007). Estatística – 2ª edição. Editora McGraw-Hill.
Magalhães, M. N. & LIMA, A. C. P. (2009) Noções de Probabilidade e Estatística. 7ª ed. São Paulo: Edusp.
Murteira, B., Ribeiro, C., Silva, J. e Pimenta, C. (2007). Introdução à Estatística – 2ª edição. McGraw-Hill, Lisboa.
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas
Na aula serão expostos os conteúdos fundamentais a desenvolver, com recurso às metodologias e estilos de ensino mais apropriados. As aulas teóricas consubstanciar-se-ão, principalmente, na exposição oral e através de meio multimédia (diapositivos). A exposição será dirigida de modo a permitir a auto-descoberta e o raciocínio crítico.
Métodos e Critérios de Avaliação Serão realizados 3 Testes, com a seguinte cotação: 5, 7 e 8 valores.

- Um aluno fica dispensado do exame final se obtiver no Ensino - Aprendizagem nota igual ou superior a 9,5 valores e tiver assistido a pelo menos 50\% da carga letiva da disciplina.(os trabalhadores-estudantes ou os alunos com regime especial não estão sujeitos a esta condição de assiduidade).

- Serão admitidos a exame todos os alunos que tenham assistido a pelo menos 50\% da carga letiva da disciplina e que tenham tido nota não inferior a 5 valores no Ensino-Aprendizagem.

- O aluno que cometer fraude (ou tentativa de fraude) durante as provas de avaliação no ensino-aprendizagem ficará não admitido a exame.

-Não é permitida a utilização de telemóvel nos momentos de avaliação. O seu manuseamento é considerada tentativa de fraude logo a prova será anulada.
Língua Português
Data da última atualização: 2016-06-21
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.