Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Design Industrial
  4. Modelação Computacional II

Modelação Computacional II

Código 12718
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Ciência e Tecnologia
Tipo de ensino Aulas teórico-práticas.
Estágios Não se aplica.
Objectivos de Aprendizagem Obtenção de capacidades efetivas de modelação 3D com ênfase em formas orgânicas. Aquisição de
competências efetivas na criação de imagens foto realistas (rendering) a partir de desenhos 3D. Treino da utilização de diferentes programas CAD no mesmo projeto de forma a aproveitar os pontos fortes de cada um deles. Reforço da consciência da ligação entre o desenho digital e o fabrico. Desenvolvimento da capacidade de auto-aprendizagem de programas CAD.

Conteúdos programáticos Modelação 3D em programas de CAD paramétricos e por subdivisão. Permuta de ficheiros entre programas CAD, Modelação 3D de um objeto passado por dois programas diferentes, tirando partido das funcionalidades mais apropriadas em cada um em cada etapa de modelação.
Modelação de formas orgânicas complexas em programas CAD por subdivisão. Tipos de continuidade entre superfícies. Ferramentas de análise da qualidade das transições entre superfícies. Modelos fechados e abertos e preparação para impressão 3D. Criação de imagens foto-realistas. a partir dos modelos 3D através de programas especializados para o efeito. Criação de texturas baseadas em imagens sendo os alunos introduzidos a ferramentas de tratamento de imagem para criação das suas próprias texturas.


Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Exposição da matéria pelo docente. Apresentação aos alunos de vídeo tutoriais concebidos pelo docente especificamente para a matéria a lecionar em cada aula. No posto de trabalho individual, cada aluno observa o vídeo tutorial ao seu próprio ritmo e repete a sua apresentação as vezes que entender. De seguida, o aluno replica o objecto cujo processo de desenho é ilustrado no vídeo. Concluída a modelação 3D do objecto do vídeo, são fornecidos exercícios semelhantes.
Bibliografia principal Video tutoriais concebidos pelo docente especificamente para esta disciplina.
Video tutorial conceived specifically for this discipline
"Getting Started with 3D: "Designer Guide to 3D Graphics and Illustration " Peachpit Press ISBN-
13: 978-0201696769
-Manual do programa Rhinoceros3D
-Manual do programa SolidEdge
-Manual do programa Paint.NET
- Manual do programa Keyshot
"Digital Lighthing and Rendering" Jeremy Birn,New Riders Press; 2 edition ISBN 978-0321316318 > Video tutoriais concebidos pelo docente especificamente para esta disciplina.
Video tutorial conceived specifically for this discipline
"Getting Started with 3D: "Designer Guide to 3D Graphics and Illustration " Peachpit Press ISBN-
13: 978-0201696769
-Manual do programa Rhinoceros3D
-Manual do programa SolidEdge
-Manual do programa Paint.NET
- Manual do programa Keyshot
"Digital Lighthing and Rendering" Jeremy Birn,New Riders Press; 2 edition ISBN 978-0321316318
Língua Português
Data da última atualização: 2023-06-13
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.