Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Design Industrial
  4. Design do Produto I

Design do Produto I

Código 12720
Ano 2
Semestre S1
Créditos ECTS 8
Carga Horária OT(15H)/TP(75H)
Área Científica Design Industrial
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não há
Objectivos de Aprendizagem Dotar os estudantes de conhecimentos e capacidade prática sobre as principais etapas do processo de design de produto; Dotar os estudantes de capacidade crítica e técnica para o desenvolvimento de um projeto de design industrial de baixa complexidade. Aprofundamento das capacidades projetuais com base nas ferramentas de pesquisa, de desenho manual e digital, de maquetagem oficinal e de modelação 3D. Fomento do conhecimento interdisciplinar que permita a integração dos diversos critérios inerentes ao desenvolvimento de um projeto de design de produto. Desenvolvimento de competências técnicas, de comunicação e de gestão de prazos e recursos.
Conteúdos programáticos Domínio base da metodologia projetual do design de produto tendo como suporte as ferramentas de apoio ao desenvolvimento e composição de produtos manufaturados industrialmente. Abordagem às 3 fases iniciais do processo de design: 1- Fase de identificação de necessidades, definição e interpretação do briefing; 2- Fase de conceptualização e ideação; 3- Fase de desenvolvimento.
Aprofundamento dos critérios a ter em conta num projeto de design industrial – funcionalidade, ergonomia, materiais, recursos, produção, sociais, distribuição, marketing e emoção. Composição geométrica de objetos de pequenas dimensões e suas implicações com os referidos critérios.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Entregas
Entrega em PDF A4, modelo Pecha-Kucha, 20 slides*20 segundos + Maquetes
Ficheiro com nome: NomedoAluno-P1 ou 2-NumeroEntrega.*** (ex. JorgeNeves-P1-Intermedia.PDF)
Slide de abertura-Cover: P*, título, aluno, data, disciplina e professores.
Obrigatória ao início da aula definida, 30 minutos tolerância. 50% penalização por atraso. Não aceite a partir de final da aula de entrega.
Critérios gerais
Qualidade, equilíbrio, adequação, coerência e consistência, affordance e honestidade, usabilidade, durabilidade.
Bibliografia principal UlrichK.,T., Eppinger S.,T. (2004). Product Dseign and development, Internacional edition, Mc-Graw-Hill : http://www.ulricheppinger.net
N. F. M. Roozenburg , J. Eekels (1995), Product Design: Fundamentals and Methods, Chichester:John Wiley & SonsMorris, R.(2009). The fundamentals of product design, AVA Publishers.
Bramston, D. (2008). Idea Searching, AVA Publishing SA
Morrison, J. Fukasawa, N. Hara, K. (2010). Muji. Rizzoli.Terstiege, G. (2009). The Making of Design: From the first sketches to the final product. Birkhäuser GmbH.
Língua Português
Data da última atualização: 2016-06-22
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.