Código |
12723
|
Ano |
2
|
Semestre |
S1
|
Créditos ECTS |
6
|
Carga Horária |
OT(15H)/TP(45H)
|
Área Científica |
Ciências Sociais e Humanas
|
Tipo de ensino |
Presencial.
|
Estágios |
Não aplicável.
|
Objectivos de Aprendizagem |
Esta unidade curricular visa, num primeiro plano, operar com conceitos-chave, teorias e problemas específicos da estética filosófica. Tal inclui comunicação de definições e desenvolvimentos históricos da estética. Num segundo plano, pretende-se questionar a possibilidade de integrar uma atividade de concretização do sentir estético no âmbito do fenómeno da arte, do design e da cultura contemporânea.
|
Conteúdos programáticos |
1. Estética, simetria, prazer 1.1. Analíticas kantianas do belo e do sublime
2. Natureza, arte, design 2.1.O retorno da arte ao original em Heidegger
|
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação |
1. Participação ativa durante as sessões letivas (0%); a participação foi ponderada nos Testes, tendo em conta o funcionamento da unidade curricular. 2. Realização de 2 testes escritos de frequência – 100% (50%+50%) - relativos cada um a uma das partes do programa, nos quais as matérias a avaliar são, no domínio cognitivo: o conhecimento dos temas, a leitura e análise dos textos dos autores referidos e a crítica às suas posições.
|
Bibliografia principal |
Monroe C. Beardsley, John Hospers, Estética, Historia y Fundamentos, Madrid, Ediciones Cátedra, 1997. Immanuel Kant, Crítica da faculdade do juízo [Kritik der Urteilskraft, 1790], introdução de António Marques, tradução e notas de António Marques e Valério Rohden, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1992. Heidegger, A origem da obra de arte, Lisboa, Edições 70, 1977. Luigi Pareyson, Estética, Teoria da Formatividade, Petrópolis, Vozes,1993.
|
Língua |
Português
|