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Design do Produto III

Código 12730
Ano 3
Semestre S1
Créditos ECTS 10
Carga Horária TP(90H)
Área Científica Design Industrial
Tipo de ensino Teórico-Prático
Estágios Não aplicável.
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem Capacitar os estudantes de conhecimento e competências práticas para a implementação de um projeto de design industrial de complexidade mais elevada, abordando a totalidade do âmbito do processo de design.
Aprofundamento das capacidades projetuais, coordenando as várias áreas fundamentais à construção de um projeto, desenvolvendo capacidades de investigação, planeamento, ideação/conceptualização, representação, decisão técnica, prototipagem, modelação e comunicação.
Desenvolver competências práticas para o desenvolvimento de produtos elétricos e eletrónicos contemporâneos, competitivos, pensados para as pessoas, obedecendo a requisitos de sustentabilidade;
Estabelecer um forte relacionamento entre design e tecnologia, na produção e no resultado.
Desenvolver competências de gestão do processo de design, de multidisciplinariedade e de multitasking.
Conteúdos / Programa Implementação da metodologia projetual de design de produto, abordando as seguintes fases do processo de design: Investigação e identificação de necessidades; Ideação e conceptualização; Maquetização; Desenvolvimento de Produto; Mockup; Acabamento; Modelação 3D; Render e desenho técnico; Comunicação e apresentação.
Aprofundamento dos critérios a considerar no processo de design: necessidades, funcionalidade, usabilidade, interação/interface, ergonomia, tecnologia produtiva, materiais, recursos, distribuição, marketing, branding, sociais, ambientais, entre outros.




Bibliografia / Fontes de Informação BAXTER, Mike – “Projeto de Produto: Guia prático para o design de novos produtos”. 2ª. ed. São Paulo, Editora Edgard Blücher Ltda. 2006;
CAMPOS, Cristian – “Product Design Now”. New York, Collins Design, 2007;
CUFFARO, F. Daniel; PAIGE, Douglas; BLACKMAN, J. Carla; LAITURI, David; COVERT, E. Darrell; SEARS M., Lawrence; NEHEZ-CUFFARO, Amy – “PROCESS, MATERIALS, AND MEASUREMENTS: All the details industrial designers need to know but can never find”. Massachusetts, Rockport Publishers, 2006;
GUIDOT, Raymond – “Industrial Design Techniques and Materials”. Paris, Flammarion, 2006;.
GURA, Judith – “Scandinavian Furniture: a sourcebook of classic designs for the 21st century”. London, Thames and Hudson, 2007;
LEFTERI, Chris – “Materials for Inspirational Design”. Western Road, Rotovision, 2006;
LESKO, Jim – “Industrial Design: materials and manufacturing guide”. 2nd. ed. New Jersey, John Wiley & Sons, Inc. 2007;
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas Aulas teórico-práticas com orientação do docente, suportadas por conteúdos bibliográficos e estudo de casos, que servem de base para o desenvolvimento dos 2 projetos práticos.
Estes exercícios suportam a discussão sobre o processo de design e servem de pretexto para a experimentação das suas etapas, incluindo a utilização das ferramentas apropriadas e o desenvolvimento das competências de gestão.
Métodos e Critérios de Avaliação Entregas
Entrega em formato PDF (modelos fotografados) A4 landscape, modelo Pecha-Kucha, 20 slides*20 segundos + Maquetes
Ficheiro com nome: NomedoAluno-P1 ou 2-NumeroEntrega.*** (ex. JorgeNeves-P1-Intermedia.PDF)
Slide de abertura-Cover: P*, título, aluno, data, disciplina e professor.
Obrigatória ao início da aula definida, 30 minutos tolerância. 50% penalização por atraso. Não aceite a partir de final da aula de entrega.
Critérios gerais
Qualidade, equilíbrio, adequação, coerência e consistência, affordance e honestidade, usabilidade, durabilidade, trabalho em equipa e com indústria.
Avaliação
Cada fase tem uma entrega, sendo a nota correspondente à prestação total na respectiva fase do trabalho e não apenas ao material entregue.
Não são aceites trabalhos não acompanhados nas aulas anteriores a cada entrega.
Todas as entregas são obrigatórias na data definida. A falha de qualquer entrega é eliminatória.
Disciplina sem exame nem possibilidade de melhoria.
Avaliação intermédia P1 (20%), Avaliação final P1 (20%), Avaliação intermédia P2 (20%), Avaliação final P2 (20%), Avaliação contínua (20%)
Assiduidade
Tolerância de entrada na aula: 20 minutos. Sendo excedido o limite de três faltas não justificadas, o aluno é reprovado.
Trabalhadores-estudantes: em caso de impossibilidade de comparecerem aos horários da aula, ficam obrigados à combinação prévia de hora alternativa para apresentação do trabalho desenvolvido. Sendo excedido o limite de três semanas sem acompanhamento do trabalho, o aluno é reprovado.
Língua Português
Data da última atualização: 2016-06-22
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