Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Design Industrial
  4. Design de Embalagens

Design de Embalagens

Código 12731
Ano 3
Semestre S1
Créditos ECTS 5
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Design Industrial
Tipo de ensino Teórico e prático.
Objectivos de Aprendizagem Saber aplicar o conceito de identidade corporativa numa embalagem. Compreender os factores técnicos envolvidos na criação de uma embalagem: acondicionamento, transporte funcionalidade e comunicação.
Entender os conceitos de design que definem uma estratégia de branding e saber aplica-los de maneira que definam uma imagem corporativa coerente e objectiva. Perceber e aplicar as considerações técnicas relativa aos vários processos de fabrico das embalagens. Perceber e aplicar os diferentes requisitos técnicos no acondicionamento dos vários produtos: tipo de materiais para diferentes produtos, formato da embalagem, transporte, acondicionamento, Informações técnicas obrigatórias e disposição no rótulo.
Conteúdos programáticos Investigac¸a~o
Recolha de informac¸a~o de produtos existentes, benchmark, marcas, designers e produtos.
Resumo, concluso~es da investigac¸a~o, definic¸a~o de objecto e estrate´gia do trabalho.
Conceito
Definic¸a~o de conceito base (storytelling).
Esquisso ra´pido de alternativas de produto, selecc¸a~o de verso~es a explorar //Manual em papel ou Procreate/Sketchbook Desenvolvimento de Produto
Desenho de produto e esquisso de detalhe //Manual em papel ou Procreate/Sketchbook
Maquetagem //Manuais c/ apoio Dremel
Modelac¸a~o e Comunicac¸a~o
Acertos e alterac¸o~es.
Modelac¸a~o 3D //Rhinoceros ou Solidworks
Renders finais e Po´s-produc¸a~o de imagens //Keyshot e AdobePhotoshop
Design de embalagem soft externa: carta~o (cortante e impressa~o) e espuma.
Maquetagem de embalagem soft externa.
Design de cartaz, A2 em hires (254)
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação AVALIAÇÃO
Entregas
Entrega em PDF (modelos fotografados) A4 landscape, modelo Pecha-Kucha, 20 slides*20 segundos + Maquetes
Ficheiro com nome: NomedoAluno-P1 ou 2-NumeroEntrega.*** (ex. JorgeNeves-P1-Intermedia.PDF)
Slide de abertura-Cover: P*, título, aluno, data, disciplina e professores.
Obrigatória ao início da aula definida, 30 minutos tolerância. 50% penalização por atraso. Não aceite a partir de final da aula de entrega.
Critérios gerais
Qualidade, equilíbrio, adequação, coerência e consistência, affordance e honestidade, usabilidade, durabilidade, trabalho em equipa e com indústria. Avaliação
Cada fase tem uma entrega, sendo a nota correspondente à prestação total na respectiva fase do trabalho e não apenas ao material entregue.
Não são aceites trabalhos não acompanhados nas aulas anteriores a cada entrega.
Todas as entregas são obrigatórias na data definida. A falha de qualquer entrega é eliminatória.
Disciplina sem exame nem possibilidade de melhoria.
Avaliação intermédia P1
Bibliografia principal Koivu, A., Bouroullec, R., & Bouroullec, E. (2012). Ronan and Erwan Bouroullec: Works. London: Phaidon Press.? Kries, M., & Lipsky, J. (2014). Konstantin Grcic: Panorama. Weil am Rhein: Vitra Design Museum.?
Thome´, P., King, E., Picchi, F., Sudjic, D., & Zanot, F. (2014). Sottsass. London: Phaidon Press. ?
Terstiege, G. (2009). The Making of Design. Basel: Birkha¨user Verlag.?
Hecht, S., & Colin, K. (2005). Industrial Facility: Product as Landscape. London: Industrial Facility.?
Baudrillard, J. (2005). Le Syste`me Des Objets. London: Verso.?
Hara, K. (2010). White. Baden: Lars Muller Publishers.?
Mau, Bruce (2004). Massive Change. Phaidon Press Limited. London.
Língua Português
Data da última atualização: 2016-06-23
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.