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Design de Embalagens

Código 12731
Ano 3
Semestre S1
Créditos ECTS 5
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Design Industrial
Pré-requisitos Não tem.
Tipo de ensino Teórico e prático.
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem Saber aplicar o conceito de identidade corporativa numa embalagem. Compreender os factores técnicos envolvidos na criação de uma embalagem: acondicionamento, transporte funcionalidade e comunicação. Entender os conceitos de design que definem uma estratégia de branding e saber aplica-los de maneira que definam uma imagem corporativa coerente e objectiva. Perceber e aplicar as considerações técnicas relativa aos vários processos de fabrico das embalagens. Perceber e aplicar os diferentes requisitos técnicos no acondicionamento dos vários produtos: tipo de materiais para diferentes produtos, formato da embalagem, transporte, acondicionamento, Informações técnicas obrigatórias e disposição no rótulo.
Conteúdos / Programa Identidade corporativa: conceitos e casos de estudo: posicionamento mental, posicionamento de mercado, público alvo e conceito símbolo, Logótipo, cores, tipografia, composição e slogan Retrospectiva histórica da embalagem. Condicionamentos técnicos: acondicionamento, transporte funcionalidade e comunicação.
Aulas práticas:
Criação de uma marca para um produto e desenvolvimento das respectivas embalagens.
Apresentação e crítica dos trabalhos elaborados pelos alunos.
Bibliografia / Fontes de Informação Bibliografia principal:
Klimchuck, M.; Krasovec, S. “Packaging Design – Successful Product Branding from Concept to Shelf”, John Wiley and Sons, Inc., 2006.
Soroka, W. “Fundamentals of Packaging Tecnology”,
Wybenga, G.; Roth, L. "The Packaging Designer''''s Book of Patterns“, John Wiley & Sons, 3rd Edition, 2006
Identidade corporativa de la brief a la solucion final, Custavo Gili, SL, 2006.
Biblografia complementar:
Roto Vision “This End Up: Original Approaches to Packaging Design“, Roto Vision, 2003
Eldridge, K. "1000 Bags, Tags and Labels: Distinctive Designs for Every Industry“, Rockport Publishers, 2006
Hargreaves, B. “Eat me: delicious, desirable, successful food packaging design”, Roto Vision, 2004
Davis, Melissa / More than a name, an introduction to branding, Ava Publishing Sa, 2006.
Cullen, Chery Danyel / Diseño corporattivo grafico passos para conseguir el major diseño, Editorial Gustavo Gili, 2003
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas Para o aluno saber aplicar conceitos de design que definem uma identidade corporativa, e, para o entendimento das considerações técnicas relativas ao design de embalagens, estão previstas as seguintes actividades: aulas teóricas sobre os conceitos de identidade corporativa e as condicionantes técnicas na criação de uma embalagem, aulas teórico-práticas de investigação, apresentação de ideias e discussão crítica, e aulas práticas onde os alunos elaborarão um projecto de criação de uma marca e respectivas maquetas de embalagens para três produtos.
Métodos e Critérios de Avaliação Entregas
Entrega em PDF (modelos fotografados) A4 landscape, modelo Pecha-Kucha, 20 slides*20 segundos + Maquetes
Ficheiro com nome: NomedoAluno-P1 ou 2-NumeroEntrega.*** (ex. JorgeNeves-P1-Intermedia.PDF)
Slide de abertura-Cover: P*, título, aluno, data, disciplina e professores.
Obrigatória ao início da aula definida, 30 minutos tolerância. 50% penalização por atraso. Não aceite a partir de final da aula de entrega.
Critérios gerais
Qualidade, equilíbrio, adequação, coerência e consistência, affordance e honestidade, usabilidade, durabilidade, trabalho em equipa e com indústria. Avaliação
Cada fase tem uma entrega, sendo a nota correspondente à prestação total na respectiva fase do trabalho e não apenas ao material entregue.
Não são aceites trabalhos não acompanhados nas aulas anteriores a cada entrega.
Todas as entregas são obrigatórias na data definida. A falha de qualquer entrega é eliminatória.
Disciplina sem exame nem possibilidade de melhoria.
Avaliação intermédia P1 (20%), Avaliação final P1 (20%), Avaliação intermédia P2 (20%), Avaliação final P2 (20%), Avaliação contínua (20%)
Assiduidade
Tolerância de entrada na aula: 20 minutos. Sendo excedido o limite de três faltas não justificadas, o aluno é reprovado.
Trabalhadores-estudantes: em caso de impossibilidade de comparecerem ao horários da aula, ficam obrigados à combinação prévia de hora alternativa para apresentação do trabalho desenvolvido. Sendo excedido o limite de três semanas sem acompanhamento do trabalho, o aluno é reprovado.
Contacto
Comunicação aos alunos por moodle.
Contacto: afonsoborg@gmail.com e lavin@ubi.pt
Língua Português
Data da última atualização: 2016-06-23
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