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Bases Físicas do Design II

Código 12734
Ano 3
Semestre S1
Créditos ECTS 5
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Ciência e Tecnologia
Pré-requisitos Não tem.
Tipo de ensino Aulas de natureza teórico-prática, existindo também sessões de orientação tutorial.
Estágios Não há estágios.
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem
Identificar a importância do conhecimento da física na conceção de objetos funcionais.
Desenvolver competências na análise de problemas de cinemática unidimensional e bidimensional.
Aplicar os princípios do equilíbrio dinâmico, atrito e da conservação de energia.
Conhecer os princípios de movimento de corpos rígidos.
Aplicar em projeto de produtos e equipamentos os conceitos de mecânica.

Conteúdos / Programa Cinemática de partículas. Introdução à dinâmica. Movimento retilíneo e curvilíneo.
Cinética de partículas. Segunda lei de Newton. Equações de movimento. Equilíbrio dinâmico.
Movimento angular de uma partícula. Momento angular. Lei de Newton da gravitação.
Métodos de energia e quantidade de movimento. Trabalho de uma força. Forças equivalentes. Energia
cinética e potencial, potência e eficiência. Conservação da energia. Movimento impulsivo e impacto.
Sistemas de partículas. Aplicação das leis de Newton ao movimento de um sistema de partículas.
Quantidade de movimento linear e angular. Movimento angular do centro de massa.
Cinemática de corpos rígidos. Translação. Rotação.
Projeto. Análise de casos de estudo e aplicações em Design Industrial.
Bibliografia / Fontes de Informação NOTAS DE AULA, apontamentos pedagógicos preparados pelo docente complementados com fichas de
exercícios e casos de estudo.
Derek Steward, Understanding Structures, Analysis Materials Design, Palgrave Macmillan, 2009.
Ferdinand P. Beer, E. Russell Johnston, Mecânica Vectorial para Engenheiros, Dinâmica, McGraw-Hill,2012.
Bryan J B Gauld, Structures for Architects, Longman, 2005.
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas As aulas são do tipo T e TP, recorrendo ao método expositivo, interrogativo e demonstrativo.
Dá-se um grande relevo a exemplos de casos reais e conceitos de design.
Os estudantes são estimulados para a resolução prática de exercícios, interpretando situações do mundo
real e discutindo as consequências dos resultados obtidos. As matérias são também enquadradas nos
trabalhos desenvolvidos nas UC’s de projeto (Design do Produto), apoiando os alunos no
desenvolvimento dos projetos individuais.
Língua Português
Data da última atualização: 2016-06-22
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