Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Design de Moda
  4. Sociologia do Consumo e da Moda

Sociologia do Consumo e da Moda

Código 12769
Ano 3
Semestre S2
Créditos ECTS 5
Carga Horária T(30H)/TP(15H)
Área Científica Ciências Sociais e Humanas
Tipo de ensino Presencial
Objectivos de Aprendizagem 1. Discutir e analisar a importância/centralidade que o consumo adquire nas sociedades contemporâneas;
2. Abordar as diversas manifestações do consumo e os seus significados sociais;
3. Fomentar a análise e o espírito crítico relativamente aos fenómenos sociais associados ao consumo e à moda. No fim desta UC os alunos deverão ser capazes de identificar as principais características da sociedade de consumo, de conhecer e interpretar as principais teorias sociológicas contemporâneas sobre consumo de massas e o fenómeno da moda e de discutir os impactos sociais da moda.e do consumo.
Conteúdos programáticos 1. Introdução epistemológica 1.1. O contributo da Sociologia para a compreensão das sociedades contemporâneas 1.2. O consumo e a moda como objectos de estudo 2. Sociedades de consumo 2.1. Consumidores e compradores 2.2. Comprar como ritual de exorcismo 2.3. Modas e estilos de vida 3. Comportamentos e identidades 3.1. A formação da identidade social 3.2. Padrões de comportamento 4. A moda no contexto da modernidade 4.1. A roupa como reflexo identitário 4.2. A indústria da moda 4.3. Comportamentos desviantes
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Avaliação: Um ensaio analítico e uma avaliação escrita em sala.

Classificação final: média aritmética dos dois momentos de avaliação.

Todos os alunos estão admitidos a exame final, podendo optar livremente entre a avaliação ensino-aprendizagem e a avaliação por exame final escrito.

As tentativas de fraude serão penalizadas com "não admitido".
Bibliografia principal BAUMAN, Zygmunt (2007), Vida de Consumo. Fondo de Cultura Económica.

DUARTE, Cristina L. (2004), O que é Moda. Lisboa: Quimera Editores.

ENTWISTLE, Joanne (2002), El Cuerpo y la Moda. Una Visión Sociológica. Barcelona, Paidós Contextos.

LIPOVETSKY, Gilles (2007), A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade do hiperconsumo. Lisboa, Edições 70.

PATERSON, Mark (2006), Consumption and everyday life. New York, Routledge.

SIMMEL, Georg (2008), Filosofia da Moda e Outros Escritos. Lisboa, Edições Texto & Grafia
Língua Português
Data da última atualização: 2016-06-23
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.