Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Design Multimédia
  4. Desenvolvimento Web

Desenvolvimento Web

Código 12790
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 4
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Informática
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não há.
Objectivos de Aprendizagem Proporcionar uma perspectiva geral sobre a evolução das redes informáticas até à Internet. Conhecer as linguagens de programação para a Web.
No final da unidade curricular o estudante deve ser capaz de conhecer as linguagens de programação para a Web, o seu modo de funcionamento, e deve ser capaz de produzir conteúdos e elaborar projetos Web.


Conteúdos programáticos Introdução à Programação Web
Linguagem HTML
Linguagem CSS
Linguagem Javascript
Noções dos conteudos Server-side
Protocolo HTTP
Segurança Web
Produção de conteúdos e elaboração de projetos Web
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Aulas teórico-praticas com exposição da matéria, seguida de aula prática onde é realizado um laboratório de aplicação da matéria lecionada, e feito o esclarecimento de dúvidas.
São propostos trabalhos laboratoriais semanais cobrindo os conteúdos programáticos da unidade curricular. As aulas promovem a interacção entre o professor e os alunos através de meios electrónicos. Os estudantes realizam um trabalho prático individual para apresentar e discutir no final do semestre. No final da UC o estudante deve ser capaz de fazer pesquisa bibliográfica e síntese em tópicos relacionados com a composição de conteúdos Web. Avaliam-se as componentes teóricas e práticas recorrendo a 3 elementos principais:
- Labs 20% - 4 Valores;
- Assessment Labs 45% - 9 Valores;
- Project 35% - 6 Valores.
Bibliografia principal Principal:
- Porter Scobey e Pawan Lingras, Web Programming and Internet Technologies. An E-commerce approach. Jones & Bartlett Learning, 2nd Edition, 2018
- Luís Abreu, HTML 5, FCA -­ Editora de Informática, 4a Edição, 2011.

Website de referência:
- http://www.w3schools.com
Língua Português
Data da última atualização: 2024-02-19
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.