Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Bioquímica
  4. Projeto em Bioquímica

Projeto em Bioquímica

Código 12830
Ano 3
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(30H)
Área Científica Bioquímica
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem - No trabalho prático: O orientador/co-orientador, ou algum investigador indicado pelo tutor, deverá acompanhar o trabalho prático, incluindo a recolha e tratamento de dados, discutir as metodologias e os resultados, dar orientações na pesquisa bibliográfica assim como estar disponível para esclarecer as dúvidas do estudante.

- Na escrita do relatório: O orientador/co-orientador deverá discutir a estrutura e apresentação do relatório, assim como esclarecer dúvidas de conteúdo. O template do relatório será disponibilizado pela Diretora de Curso.

- Na elaboração da apresentação devem usar o template disponibilizado e preparar no máximo 12 slides (incluindo já o slide de apresentação e o slide final) com figuras, esquemas, tabelas e pouco texto com os seguintes tópicos: Enquadramento/foco do trabalho, objetivos, metodologia, resultados e principais conclusões.

Conteúdos programáticos 1. A metodologia científica na investigação.
1.1 Jornais científicos, indexação e métricas.
1.2 Comunicação científica
2. Elaboração do relatório e apresentação do trabalho prático realizado nas 12 semanas na área da Bioquímica.

Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Na primeira parte das atividades de ensino-aprendizagem os alunos assistem a palestras sobre a metodologia científica na investigação. A segunda parte das atividades ocorre num ambiente tutorial no qual o aluno desenvolve o seu projeto com o acompanhamento de um tutor, o que permite uma comunicação sistemática desde o planeamento até à redação final da proposta de pesquisa a realizar. Os tutores também orientam o trabalho dos alunos no aspeto organizacional e motivam os alunos a participar nos seminários que têm lugar no Centro de Investigação em Ciências da Saúde da UBI.
Bibliografia principal Artigos científicos consoante a área dos projetos escolhidos.
Bases de dados Científicos (ISI web of knowdlege; Pubmed)
Língua Português
Data da última atualização: 2024-03-31
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.