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Química Orgânica Farmacêutica

Código 12835
Ano 3
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(30H)/T(30H)
Área Científica Bioquímica
Tipo de ensino Presencial com recurso a e-learning
Estágios --
Objectivos de Aprendizagem Complementar os estudos em Q Orgânica.
Utilizar o conceito de grupo protector.
Analisar os compostos heterocíclicos.
Aplicar os conceitos de retrossíntese.
Adquirir conhecimentos sobre as bases moleculares da descoberta, design, desenvolvimento e actuação dos fármacos.

Perceber que é possível realizar certas reacções utilizando grupos protectores.
Conhecer os métodos de análise de moléculas a partir da molécula alvo e conseguir procurar moléculas mais simples para realizar a síntese.
Identificar os diferentes compostos heterocíclicos.
Aplicar as estratégias actuais de descoberta e desenvolvimento de protótipos.
Relacionar as características químicas dos fármacos com a sua farmacocinética.
Avaliar e interpretar relações estrutura-actividade.
Prever interacções fármacos/alvos biológicos e os mecanismos moleculares subjacentes.
Conteúdos programáticos Aulas teóricas
1 FENÓIS
2 AMINAS E DERIVADOS
3 GRUPOS PROTECTORES
4 RETROSSÍNTESE
5 COMPOSTOS HETEROCÍCLICOS
Compostos aromáticos
Compostos não aromáticos
6 INTRODUÇÃO À QUÍMICA FARMACÊUTICA
7 DESCOBERTA, DESIGN E DESENVOLVIMENTO DE FÁRMACOS
Descoberta e modificação do protótipo
Relações estrutura-actividade qualitativas e quantitativas
Design de fármacos assistido por computadores
Pró-fármacos
8 INTERACÇÕES FÁRMACO-RECEPTOR
9 INTERACÇÕES FÁRMACO-ENZIMAS
Aulas práticas
1 Apresentação
2 Reacções de protecção de grupos funcionais
3 Reacções de substituição electrofílica aromática
4 Reacções de preparação de compostos heterocíclicos (2 aulas)
5 Aulas de resolução de problemas (2 aulas)
6 Identificação e doseamento de fármacos (3 aulas)
7 Reacções estereosselectivas
8 Absorção gastrointestinal de fármacos e preparação de profarmacos (2 aulas)
9 Discussão de relatórios (2 aulas)
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Exposição oral da matéria com ajuda do quadro e de diapositivos, com grande interactividade aluno-professor, promovendo-se o debate entre alunos e professor de modo a garantir a participação e interesse pelas matérias leccionadas. Nas aulas práticas os alunos realizarão, atividades laboratoriais para desenvolvimento dos conceitos laboratoriais. Existirão também as aulas de apresentação e discussão de relatórios das actividades experimentais.
Bibliografia principal 1. T. W. G. Solomons, G. B. Fryhle, Organic Chemistry, 9th Ed., J. Wiley & Sons, Inc., USA, 2008.
2. F. A. Carey, Organic Chemistry, 6th Ed., Mc Graw Hill, N. Y., 2006.
3. T. W. Greene, P. G. M. Wuts, Protective Groups in Organic Synthesis, 3rd Ed., J. Wiley & Sons, Inc., USA, 1999.
4. R. B. Silverman, The Organic Chemistry of Drug Design and Drug Action, 2nd Ed., Elsevier Academic Press, 2004;
5. G. L. Patrick, An Introduction to Medicinal Chemistry, 4th Ed., Oxford University Press, 2010;
6. C. Avendaño, Introductión a la Química Farmacéutica, 2ª Ed., Mc.Graw-Hill, 2001;
7. http://old.iupac.org/publications/cd/medicinal_chemistry/
Língua Português
Data da última atualização: 2016-07-01
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