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Economia e Sociologia da Cultura

Código 13008
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 9
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Cultura
Tipo de ensino Presencial.
Objectivos de Aprendizagem Sensibilizar os estudantes para os fundamentos teóricos da economia da cultura e para a análise empírica das atividades culturais e criativas, sinalizando a especificidade destas atividades, para os contributos que delas resultam para a análise económica (PIB, VAB, emprego, etç) e a atuação pública no campo das políticas culturais, numa perspetiva aberta e interdisciplinar. Fornecer conhecimentos sobre os fundamentos científicos da sociologia da cultura e da produção cultural. Dotar os estudantes de instrumentos que lhes permitam problematizar os efeitos das relações de poder (económico e político) na valorização estética dos produtos artísticos em contextos centrais e periféricos. No final da UC, os alunos deverão ser capazes de avaliar a importância económica das atividades culturais e indústrias criativas, e sua importância social para as economias através do impacto no emprego. A análise incidirá sobre Portugal, UE e OCDE, assim como sobre contextos de produção cultural periféricos.
Conteúdos programáticos Módulo de Economia:1. O conceito de cultura. Os níveis de cultura. A economia da cultura como disciplina. O objeto de estudo da economia da cultura. Os fundamentos económicos da cultura e das artes. 2. O peso económico da cultura e o desenvolvimento sustentável: relações entre cultura e economia. Avaliação económica dos impactos da cultura e das artes. A estetização da economia e as indústrias criativas. As cidades criativas e inteligentes. Módulo de Sociologia: 3. Objeto da sociologia da cultura. Algumas aproximações teórico-metodológicas. 4. Criatividade e produção artísticas. As condições sociais da produção artística: referentes identitários, políticos e a lógica dos mercados. Profissionalização e organização da atividade artística. Módulo conjunto: 5.O Estado e as políticas culturais: a cultura, a economia pública e a regulação. O financiamento das atividades culturais: acessibilidades, participação e construção do património. O Estado, o mercado dos bens e serviços culturais.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação 1. Um teste ou trabalho individual para cada um dos módulos de economia e sociologia;
2. Um relatório individual para o módulo conjunto.
Bibliografia principal Becker, Howard 2010 (1984). Mundos da arte, Lisboa: Livros Horizonte
Benhamou, Françoise (2004). L’ économie de la culture (5ª ed), Paris, Éditions La Découverte
Bourdieu, Pierre 1996 (1992). As regras da arte. Génese e estrutura do campo literário, Lisboa: Editorial Presença
Caves, Richard (2002). Creative Industries: Contracts between Art and Commerce, Cambridge / London: Harvard University Press
Costa, Pedro (2007). A Cultura em Lisboa: Competitividade e desenvolvimento territorial. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais
Luhmann, Nikklas [2000 (1995)]. Art as a Social System, Stanford: Stanford University Press
Throsby, David C. (2003). Economics and Culture, 2nd Edition. Cambridge: Cambridge University Press
Towse, Ruth (2010). A Textbook of Cultural Economics, Cambridge: Cambridge University Press
Towse, Ruth (ed) (2013). A Handbook of Cultural Economics, Eduard Elgar Publishing
Venâncio, José Carlos (2005). A dominação colonial – protagonismos e heranças, Lisboa: Editorial Estampa
Língua Português
Data da última atualização: 2017-03-09
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