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Teorias da Cultura II

Código 13014
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 9
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Cultura
Objectivos de Aprendizagem . Aprofundar vertical e horizontalmente algumas das teorias da Cultura mais relevantes, logrando assim plenamente o objetivo, iniciado no semestre anterior, de familiarizar os alunos, independentemente de suas proveniências científicas, com o enquadramento conceptual e as decisões teóricas de fundo mais consequentes nos Estudos de Cultura;
. Promover, junto dos alunos, ampla capacidade crítica e conceptual na operacionalização de problemas adstritos à área dos Estudos de Cultura;
. Familiarizar os estudantes, numa atmosfera dialógica, imersa num horizonte intencionalmente aberto a toda a sorte de problematizações e projetada num contexto interinstitucional simultaneamente amplo e de proximidade, com a pluralidade de estratégias disponíveis para o tratamento da complexidade crescente dos fenómenos culturais;
. Sensibilizar os alunos para o processo de identificação com a orientação científico-pedagógica vista como a mais adequada para a prossecução plena dos seus objetivos formativos.
Conteúdos programáticos Módulo I - A idiossincrasia dos fenómenos culturais no quadro mais vasto da “linguagem” da ciência: a necessidade de novos procedimentos metodológicos e a circunscrição do terreno de uma ciência predominantemente “interpretativa”; A via hermenêutica e a intenção de pensar a cultura como “texto”: suas consequências; Da reivindicada normalidade da ciência dita “normal” ao vazio, elevado à categoria de “procedimento” pela “descrição densa”, sobreveniente na subtração do par “hipótese-teste”. A «vexata quaestio» da ciência interpretativa de Geerz: que lugar (if any) para a investigação científico-natural dirigida aos fenómenos culturais? O lugar da(s) Cultura(s) na cultura científica. Módulo II - A cultura como dimensão social; Teorias críticas da cultura; A produção social da arte; Leituras contemporâneas da cultura.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Módulo I (50%)
a) 1 Apresentação em aula, acompanhada de relatório sobre um dos temas facultados pelo docente e que pontuam o programa da UC: trabalho a acordar com a docente.

Módulo II (50%)
a) trabalho a combinar com o docente e a entregar no final das aulas afetas ao Módulo.
Os dois Módulos têm o mesmo peso relativo na avaliação final dos alunos. O aluno pode melhorar a sua avaliação ou reverter uma situação de avaliação negativa - acima da nota mínima - reformulando o(s) trabalho(s) afeto(s) ao(s) módulo(s).
Bibliografia principal I
Clifford Geertz (1989), A Interpretação das Culturas, Rio de Janeiro: LTC;
Ricoeur, do Texto à Ação, Porto: Rés Editora;
C.P. Snow (1996), As Duas Culturas, Lisboa: Editorial Presença;
II
Bauman, Zygmunt (2002), La Cultura Como Praxis. Barcelona: Paidós;
Becker, Howard S. (1984), Art Worlds. Berkeley, CA: University of California Press;
Bourdieu, Pierre (1996), As Regras da Arte - Génese e Estrutura do Campo Literário. Queluz: Presença;
Edwards, Tim (Ed.) (2007), Cultural Theory - Classical and Contemporary Positions. Londres: Sage;
Han, Byung-Chul (2016), A Salvação do Belo. Lisboa: Relógio D'Água;
Lipovetsky, Gilles e Serroy, Jean (2014), O Capitalismo Estético na Era da Globalização Lisboa: Edições 70;
Smith, Philip (2001), Cultural Theory - An Introduction. Malden, MA: Blackwell
Oxford: Oxford University Press;
Turner, Jonathan (2013), Contemporary Sociological Theory. Los Angeles: Sage;
Wolff, Janet (1993), The Social Production of Art. Basingstoke, Hampshire: MacMillan.
Língua Português
Data da última atualização: 2017-03-09
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