Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Estudos de Cultura
  4. Cidadania e Multiculturalidade

Cidadania e Multiculturalidade

Código 13018
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Sociologia
Objectivos de Aprendizagem Nesta UC pretende-se que o estudante aprofunde os conhecimentos teóricos e metodológicos na análise dos processos de inclusão social cívica, étnica e cultural, tendo por base a relação entre os conceitos de cidadania e multiculturalidade. O estudante deverá ser capaz de:
1) avaliar os contextos contemporâneos da participação social e política, da sua repercussão nas lógicas de ação coletiva e a sua relação com a identidade étnica e cultural;
2) compreender as especificidades da multiculturalidade em âmbitos nacionais, regionais e locais e a relação que estabelecem com a cidadania ativa, a participação e a inclusão sociocultural;
3) compreender o processo de construção identitária e o seu impacto nas lógicas de ação coletiva.

Resultados de Aprendizagem
No final da UC o estudante deverá ser capaz de interpretar e discutir criticamente as teorias da cidadania, das dinâmicas de participação cívica e das questões teóricas e práticas da multiculturalidade.

Conteúdos programáticos 1. Os conceitos de cidadania e de multi(inter)culturalidade
2. Teorias da cidadania e da Multiculturalidade
3. Cidadania e a lógica da ação coletiva nas sociedades contemporâneas
4. Os diferentes sentidos e os diferentes recursos da “participação”
5. Etnicidade, identidades, nacionalismos e participação
6. Minorias étnicas em contextos nacionais
7. Processos de inclusão e exclusão social e política
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A metodologia de ensino adotada é diversificada de âmbito teórico-prático, sendo adoptado o método expositivo sobre os tópicos programáticos combinado pela discussão em sala de temas propostos. Paralelamente, serão analisado textos científicos e recursos multimédia (documentários, notícias, recursos online, etc).

Critérios de Avaliação
A avaliação contínua resulta de uma média ponderada entre os seguintes elementos:
- Trabalho individual sobre a problemática da cidadania e da multiculturalidade a entregar em ficheiro - 30%
- Apresentação oral do trabalho - 20%
- Ficha de leitura de um artigo científico sobre a problemática da multiculturalidade que resulte de pesquisas realizadas pelo estudante - 20%
- Debate sobre um pequeno filme visualizado em sala - 30%
Bibliografia principal Bibliografia / Fontes de Informação
Barber, Genjamin (1984), Strong Democracy, Participatory Politics for a New Age, California: University of California Press
Buglione, Samantha (2009). Desafios do multiculturalismo: singularidades, deveres e valores universais. Revista Electrónica de Direito e Política. Vol. 4,Nº 3
Cabral, Manuel Villaverde (1997), Cidadania Política e Equidade Social em Portugal, Oeiras: Celta
Fenton, Steve (2003). Ethnicity: racism, class and culture. Cambridge, Polity Press.
Kivisto, Peter (2002), Citizenship in a Global Society, Blackwell: Oxford
Kymlika, Will (1996), Multicultural Citizenship, Oxford: Oxford University Press
Kymlika, Will (2001), Politics in the Vernacular: Nationalism, Multiculturalism and Citizenship, Oxford: Oxford University Press
Kymlika, Will; Banting, Keith (2007), Multiculturalism and the Welfare State: Recognition and Redistribution in Contemporary Democracies, Oxford: Oxford University Press
Kymlicka, Will (2016), Cidadania e teoria democrática in Crítica,
Jerónimo, Patrícia (2015). Cidadania e reconstrução da identidade nacional em contextos multiculturais in Interacções
Moddod, Tariq (2013), Multiculturalism, Cambridge: Polity Press
Santos, Boaventura Sousa (org.) (2003), Democratizar a Democracia – Os Caminhos da Democracia Participativa, Porto: Afrontamento
Silva, Eliane (2004). Religião, Diversidade e Valores Culturais: conceitos teóricos e a educação para a Cidadania. Revista de Estudos da Religião, nº 2
Szaló, Csaba (ed.) (1998). On European Identity: nationalism, culture and history. Brno, Masaryk University
Língua Português
Data da última atualização: 2017-03-09
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.