Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Filosofia
  4. Seminário de Filosofia Política I

Seminário de Filosofia Política I

Código 13029
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 15
Carga Horária OT(4H)/S(39H)
Área Científica Filosofia
Tipo de ensino Presencial.
Estágios n.a.
Objectivos de Aprendizagem O objectivo geral e principal desta UC é o domínio aprofundado da área temática da Filosofia Política, suas categorias fundamentais, temáticas e problemáticas, numa perspectiva de investigação. Faz parte deste objectivo familiarizar o doutorando com os resultados mais recentes da investigação nesta área. Objectivos específicos: - Capacitar o doutorando para a reflexão filosófica aprofundada no domínio da filosofia política. - Conhecer e problematizar o estado da arte em filosofia política. - Orientar os estudantes na bibliografia e capacitá-los para a pesquisa bibliográfica na área da filosofia política. - Habilitar o estudante a redigir um trabalho sobre uma questão de filosofia política. - Discutir a investigação que faz em filosofia política sob forma oral e escrita.
Conteúdos programáticos Serão estudados, numa perspectiva de investigação, uma selecção de temas, questões e problemas de Filosofia Política, a partir dos tópicos seguintes:
1. O que é filosofia política?
1.1. Caracterização da filosofia política, nomeadamente na sua relação com outras disciplinas da filosofia prática – filosofia moral, filosofia do direito, antropologia filosófica
1.2. Categorias fundamentais da filosofia política: a política e o político, poder e soberania, indivíduo e comunidade, Estado e governo
2. O conceito de Estado e as suas problemáticas
2.1. Origem, legitimidade/ilegitimidade, justificação e crítica do Estado
2.2. funções e tipos de Estado (Estado liberal, Estado social, wellfare state, Estado total, “Estado mínimo”)
2.3. Estado e sociedade civil

O estudo recorrerá à interpretação de textos dos seguintes autores:
- Clássicos: Aristóteles, Maquiavel, Hobbes, Espinoza, Locke, Rousseau, Stuart Mill, Kant, Tocqueville, Marx
- Contemporâneos: Arendt, Schmitt, Strauss, Hayek, Hebermas, Rawls, Foucault, Nozick.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação -- Atividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias: A metodologia será trabalho de investigação própria de regime de Seminário: haverá leitura e estudo prévio dos textos, releitura conjunta e aprofundada de trechos, exposições orais, comentário crítico e reflexivo, quer pessoal quer com base em autores secundários, discussão, diálogo, questionamento, algumas exposições orais dos doutorandos sobre pontos precisos. -- Métodos e Critérios de Avaliação: A avaliação é feita mediante um trabalho escrito de investigação individual (15-20 pp., cuja temática deve ser escolhida até ao fim de novembro) sobre um tópico dentro do âmbito geral do Seminário, a entregar até 8 de fevereiro. Os três docentes avaliarão todos os trabalhos, darão uma nota de 0-20, as quais serão somadas e divididas por 3, resultado que traduzirá a classificação final. Nesta UC não há Exame.
Bibliografia principal ARENDT Hannah, “Introdução Na Política”, in A Promessa da Política, Lisboa: Relógio D’Água, 2005, pp. 83-166. ARISTÓTELES, Politica, Lisboa, Vega, 1998. Texto grego e trad. port. de J.A. Amaral e C. Gomes. [Em esp. livros IV e V] CABRITA Maria João, “Utopia Realista”, in Utopia Realista, Lisboa: Fonte da Palavra, OP, 2014, pp. 11-21. LARMORE Charles, “What is Political Philosophy?”, in Journal of Moral Philosophy 10, 2013, pp. 276-306. ROSA José, «Regnum and Sacerdotium in John Quidort of Paris’ De regia potestate et papali», in (Eds.), J. Aurell, M. Herrero and A. C. Miceli Stout, Political Theology in Medieval and Early Modern Europe. Discourses, Rites, and Representations, Turnhout, Brepols, 2017, pp., pp. 129-147. SCHMITT Carl, O conceito do político, Lisboa, Edições 70, 2016. Tradução, introdução e notas de A. Franco de Sá. [pp. 29-140] SCHMITT Carl, Théologie politique I, II, (1922, 1969), Gallimard, Paris, 1988.
Língua Português
Data da última atualização: 2017-05-25
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.