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Metodologias de Investigação e Projeto

Código 13030
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 15
Carga Horária OT(4H)/S(39H)
Área Científica Filosofia
Pré-requisitos Não se aplica.
Tipo de ensino Presencial.
Estágios n.a.
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem Este seminário de doutoramento visa discutir os pressupostos epistemológico-críticos do pensar e do dissertar filosóficos e caracterizar os métodos de análise filosófica, incluindo fornecer orientações para a apresentação escrita estruturada de conteúdos. Em termos específicos, o seminário visa capacitar o estudante de doutoramento de filosofia para, em primeiro nível, proceder ao exame e à operacionalização selectiva de métodos específicos de conhecer e de investigar filosóficos, em segundo nível, escrever sobre problemas, conceitos, textos, relevantes e actuais, inerentes a um tema da filosofia, e, em terceiro nível, escrever uma síntese de estudo de projecto de investigação.
Conteúdos / Programa A) Elementos epistemológico-críticos da investigação e da dissertação filosóficas. B) Metodologia de análise filosófica: C) Metodologia de projecto de investigação filosófica.
Bibliografia / Fontes de Informação BENJAMIN, Walter, "Prólogo epistemológico-crítico" in Origens do drama trágico alemão, Lisboa: Assírio & Alvim, 2004. COUTINHO Clara, Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas: teoria e prática, Coimbra: Almedina, 2015. ECO Umberto, Como se faz uma tese em Ciências Humanas, Lisboa: Presença, 1997. LALANDE, André, Vocabulário filosófico: técnico e crítico, Porto: Rés, (s/d). LAVILLE Christian, A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas, Belo Horizonte: UFMG, 1999. RUSS, Jacqueline, Os métodos em filosofia, Petrópolis: Editora Vozes, 2010. SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos, Metodologia da investigação, redacção e apresentação de trabalhos científicos, Porto: Livraria Civilização Editora, 1998.
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas As sessões letivas decorrem em regime de módulos quinzenalmente bi-faseados, no decurso dos quais se alternará: A) Exposição a cargo do docente dos conteúdos metodológicos; B) Acompanhamento tutorial dedicado à monitorização das tarefas práticas.
Métodos e Critérios de Avaliação A classificação final de cada estudante resultará da ponderação dos seguintes elementos: 1. Consistência da participação ativa evidenciada durante as sessões letivas e do empenho demonstrado na realização das tarefas práticas estabelecidas (15%); 2. Nível científico quer do texto escrito relativo ao conhecimento de problemas, conceitos, textos, sobre um problema filosófico específico (25%), quer do texto de síntese de projeto de investigação (25%); 3. Qualidade da apresentação oral dos textos escritos (35%).
Língua Português
Data da última atualização: 2017-05-25
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