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Metodologias de Investigação e Projeto

Código 13030
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 15
Carga Horária OT(4H)/S(39H)
Área Científica Filosofia
Tipo de ensino Presencial.
Estágios n.a.
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem Em termos genéricos, a UC visa: fornecer uma caracterização metodológica e operativa do processo de análise e de investigação filosóficas, incluindo orientações para a exposição estruturada dos conteúdos.
Em termos específicos, visa-se capacitar o estudante para: proceder ao exame e à operacionalização selectiva de métodos específicos de conhecimento e de investigação filosóficos; produzir texto escrito relativo ao conhecimento de problemas, conceitos, textos, relevantes e actuais, inerentes a um tema filosófico específico; elaborar síntese de projecto de investigação.
Conteúdos / Programa Os conteúdos letivos da UC desdobram-se em dois ciclos interdependentes:
A) Metodologia de análise filosófica:
1. Caracterização metodológica e operacionalização selectiva da dissertação e do comentário de texto;
2.Caracterização metodológica e operacionalização selectiva dos instrumentos de análise dos problemas, discussão de teorias e distinções conceptuais; as abordagens analítica e continental.
B) Metodologia de projeto de investigação filosófica:
1. Caracterização metodológica e operacionalização seletiva da bibliografia primária e secundária;
2. Caracterização metodológica e operacionalização seletiva da preparação de projeto de investigação filosófica sobre problema específico: características do exame introdutório, elaboração do estado da arte, estudo do desenvolvimento do problema e da conclusão.
Bibliografia / Fontes de Informação COUTINHO Clara, Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas: teoria e prática, Coimbra: Almedina, 2015.
ECO Umberto, Como se faz uma tese em Ciências Humanas, Lisboa: Presença, 1997.
LALANDE, André, Vocabulário filosófico: técnico e crítico, Porto: Rés, (s/d).
LAVILLE Christian, A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas, Belo Horizonte: UFMG, 1999.
RUSS, Jacqueline, Os métodos em filosofia, Petrópolis: Editora Vozes, 2010.
SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos, Metodologia da investigação, redacção e apresentação de trabalhos científicos, Porto: Livraria Civilização Editora, 1998.
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas As sessões letivas decorrem em regime de módulos quinzenalmente bi-faseados, no decurso dos quais se alternará: A) Exposição a cargo do docente dos conteúdos metodológicos; B) Acompanhamento tutorial dedicado à monitorização das tarefas práticas.
Métodos e Critérios de Avaliação No termo de cada ciclo do semestre cada aluno deva entregar paper relativo a:
1. elementos epistemológico-críticos da investigação filosófica (extensão máxima de 4 páginas), com apresentação oral;
2. análise de problematismo filosófico, apoiado em análise de distinções conceptuais e confrontação de teorias (extensão máxima de 8 páginas), com apresentação oral;
3. síntese de estudo de projeto de dissertação (extensão máxima de 10 páginas), com apresentação oral.

A classificação final de cada estudante resultará da ponderação dos seguintes elementos:

1. Consistência da participação ativa evidenciada durante as sessões letivas e do empenho demonstrado na realização das tarefas práticas estabelecidas (10%);
2. Nível científico do papers escritos, relativos a: elementos epistemológico-críticos da investigação filosófica (20%); análise de um problema filosófico específico (20%), síntese de estudo de projeto de investigação (20%);
3. Qualidade da apresentação oral dos papers escritos (30%).
Língua Português
Data da última atualização: 2017-05-25
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