Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Cinema
  4. Dissertação ou Trabalho de Projeto ou Estágio com Relatório

Dissertação ou Trabalho de Projeto ou Estágio com Relatório

Código 13083
Ano 2
Semestre A1
Créditos ECTS 60
Carga Horária OT(30H)
Área Científica Cinema
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Apenas na modalidade de avaliação Estágio.
Objectivos de Aprendizagem No final desta UC anual o estudante deve estar apto a corresponder a uma das opções :
1- elaborar de forma autónoma uma dissertação escrita; sustentar e estruturar um quadro teórico coerente e atual; utilizar metodologias sólidas e definir um corpus adequado.
2- integrar profissionalmente uma empresa num estágio de 3 a 6 meses; apresentar um relatório detalhado dessa experiência profissional, que manifeste sobretudo: capacidades de adaptação, aprendizagem de novas competências em contexto profissional e aplicação de aptidões e conhecimentos adquiridos no ano curricular.
3- Desenvolver, desde a pré-produção até à pós-produção (assumindo por norma o papel de realizador no âmbito da equipa) um projeto de filme acompanhado de um relatório detalhado capaz de: definir o tema; enquadrar as questões estéticas e conceptuais; expor os processos e as dificuldades de produção.
4- Ingressar no mercado de trabalho na área do cinema e do audiovisual ou prosseguir estudos de doutoramento.
Conteúdos programáticos DISSERTAÇÃO: 1. Escolha do Orientador. 2. Definir um tema e estabelecer uma metodologia e um corpus adequados. 3. Realizar investigação autonomamente. 4. Escrever a dissertação. 5. Apresentar e defender a Dissertação em provas públicas.
PROJETO: 1. Escolha do Orientador. 2. Elaborar um projecto de pré-produção: tema, género, enquadramento estético e conceptual, guião, planificação (se aplicável). 3. Constituir e liderar uma equipa de trabalho. 5. Garantir a pré-produção, produção e pós-produção do projeto. 6. Escrever o relatório do projeto. 7. Apresentar e defender o Projeto em provas públicas.
ESTÁGIO: 1. Escolha do Orientador. 2. Selecionar a área e a empresa de estágio. 3. Estabelecer um plano de trabalho. 4. Participar ativamente em tarefas na entidade de acolhimento. 5. Analisar o trabalho desenvolvido criticamente. 6. Escrever o relatório de estágio. 7. Apresentar e defender o Relatório de Estágio em provas públicas.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação 1. Os alunos definem obrigatoriamente até ao final do 1º ano a sua opção por dissertação, estágio ou projeto escolhendo também o seu orientador.
2. Apresentam, depois, durante o 1º/S do 2º ano: o seu projeto de filme a um painel de docentes de várias áreas, ficando o financiamento previsto para o mesmo (normalmente com verbas atribuídas pelo ICA) dependente da qualidade da apresentação; o seu plano de trabalho de estágio; ou o seu projeto de dissertação, arguido por um a dois docentes doutorados.
3. Após reunião do júri das provas públicas, constituído por pelo menos três professores doutorados, de que fazem parte o Diretor de Curso, o Orientador e um outro Professor, de preferência sem vínculo à UBI, que fará a arguição do trabalho final - para averiguar da qualidade mínima necessária das provas para defesa pública - os alunos defendem em provas públicas as suas dissertações, relatórios de estágio ou projetos de filme com relatório.
Bibliografia principal A bibliografia e a filmografia são indicadas por cada Orientador de Dissertação, Projeto ou Estágio e são pesquisadas autonomamente pelo estudante; devem ser mencionadas na documentação apresentada nas provas públicas, de acordo com a especificidade de cada dissertação, projeto ou estágio. Todas as dissertações, relatórios de projeto ou de estágio são depositados na biblioteca da UBI e servem também de referência aos alunos.
Língua Português
Data da última atualização: 2017-06-10
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.