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Teorias Sociológicas - Fundadores e Clássicos

Código 13113
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Sociologia
Tipo de ensino Presencial e diurno.
Estágios Não contempla estágio.
Objectivos de Aprendizagem Objetivos específicos:?1)Transmitir conhecimentos sobre os contextos sociais e intelectuais em que emergiu a Sociologia?2)Proporcionar conhecimentos sobre as propostas teóricas e metodológicas de fundadores e autores clássicos da Sociologia?Competências específicas:?1)No final da unidade curricular, os alunos e alunas devem ser capazes de reconhecer a identidade e a especificidade da Sociologia;?2)Devem identificar e integrar as teorias em apreço nas grandes correntes de pensamento?3)Identificar e aplicar os instrumentos teóricos e metodológicos aprendidos.?Objetivos transversais:?1)Desenvolver um espírito crítico?4)Promover hábitos de trabalho em equipa;?5)Capacitar com princípios de ordem ética, nomeadamente sobre o plágio.?Competências gerais:?No fim da UC, o/a estudante deverá ser capaz de:?1)Compreender e demonstrar a relação entre teoria e prática?2)Evidenciar capacidade de relacionamento interpessoal.
Conteúdos programáticos 1.Introdução. A teoria social. A questão da objetividade em Ciências Sociais.?2.A emergência da Sociologia: contextos sociais e as tradições intelectuais francesa, alemã e inglesa.?3.Os fundadores. Augusto Comte, Karl Marx e Herbert Spencer?3.1.Augusto Comte e a filosofia positiva. A autonomia do social. O positivismo francês.?3.2.Karl Marx . Conceitos de alienação e praxis. Do materialismo dialético ao histórico. A atualidade da obra de K. Marx [e Friedrich Engels].?3.3 Herbert Spencer e organicismo evolucionista.?4.A sociologia positivista de Émile Durkheim.?4.1.As regras do método sociológico e o conceito de facto social. Da divisão do trabalho social. Solidariedades e anomia. A explicação sociológica do suicídio.?5.A sociologia compreensiva de Max Weber?5.1.Os procedimentos metodológicos. O tipo-ideal. Racionalidade e modernidade. Tipos de dominação e legitimação política. Os sistemas ético-religiosos e a problemática do desenvolvimento capitalista.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Trata-se de uma disciplina teórico-prática. Num primeiro momento, dedicado à transmissão de conteúdos, as aulas são expositivas. A parte prática consiste na leitura, interpretação e discussão de textos previamente indicados para serem lidos em casa.?Os alunos e alunas têm ainda de apresentar um trabalho de grupo sobre contributos teóricos (como, por exemplo, de Ferdinand Tönnies, Vilfredo Pareto, Georg Simmel) não diretamente contemplados no programa.
Bibliografia principal CRUZ, Braga da, 1995…, Teorias sociológicas. Os fundadores e os clássicos, Lisboa: Fundação Gulbenkian

ARON, Raymond, 1994 [1965], As etapas do pensamento sociológico, Lisboa: Dom Quixote

BERIAIN, Josetxo e José Luis ITURRATE (Ed.), 1998, Para comprender la teoria sociológica, Pamplona: Editorial Verbo Divino

CRUZ, Braga da, 1995…, Teorias sociológicas. Os fundadores e os clássicos, Lisboa: Fundação Gulbenkian

FERREIRA, Carvalho et al., 1995, Sociologia, Amadora: Editora McGRAW-HILL

LEPENIES, Wolf, 1992 [1985], Between Literature and Science: the Rise of Sociology, Cambridge: Cambridge University Press

MOLÉNAT, Xavier (coord.), 2011 [2009], Sociologia. História, ideias correntes, Lisboa: Edições Texto & Grafia

RITZER, George, 1996, Sociological Theory, Nova Iorque…: McGraw-Hill

SANTOS, Boaventura Sousa, 1987, Um discurso sobre as Ciências, Porto: Edições Afrontamento

WOLFF, Jonathan, 2003, Porquê ler Marx hoje?, Lisboa: Livros Cotovia
Língua Português
Data da última atualização: 2017-06-22
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