Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Sociologia
  4. Metodologia das Ciências Sociais

Metodologia das Ciências Sociais

Código 13114
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 5
Carga Horária TP(45H)
Área Científica Sociologia
Tipo de ensino Presencial.
Objectivos de Aprendizagem Esta UC tem como objetivo discutir as principais etapas históricas do pensamento científico e da evolução da Epistemologia das Ciências Sociais, nomeadamente da Sociologia, História, Antropologia e Psicologia. Dotar a/o estudante de competência sobre os procedimentos necessários à construção do conhecimento científico, teorias, conceitos, e as principais problemáticas que definem as especificidades das diversas ciências sociais enquanto discurso científico. Promover atividades de trabalho na sala de aulas, com análise de textos e debates (partilha de opiniões com base científica) sobre temas relacionados com o objetivo específico da UC.
No final da UC o/a estudante deverá ser capaz de interpretar e discutir criticamente as principais problemáticas epistemológicas, práticas e conceitos relacionados com a metodologia das ciências sociais.
Conteúdos programáticos I. A construção do discurso epistemológico em Ciências Sociais.
II. Obstáculos ao conhecimento do social e rutura com o senso comum.
III. Lógica da investigação científica: problemáticas teórico-metodológicas e meios de investigação.
IV. Metodologia do trabalho científico.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação a) Realização de uma prova escrita que indagará os discentes acerca das questões discutidas em aula (50% da nota final).

b) Entrega no dia 4 de Janeiro de um Diário de campo, onde os discentes vão registando as suas vivências, dificuldades, desafios, descobertas decorrentes do seu processo de aprendizagem do ofício de cientista social (50% da nota final).
Bibliografia principal Alonso, J. (2010). Fundamentos de Epistemologia. Barranquila: Ediciones UFB.
American Psychological Association (2010). Publication manual of the American Psychological Association (6th Ed.). Washington DC: APA
Martins, C. (2008). O que é sociologia. São Paulo: Editora Brasiliense.
Marques, N. (2013). Epistemologia do Século XX. Pelotas: IFECT
Silva, A. (2001). A ruptura com o senso comum nas ciências sociais. Em A. S. Silva e J. M. Pinto (Orgs.). Metodologia das Ciências Sociais (pp. 9-27). Porto: Afrontamento.
Quivy, R. & Campenhoudt, L.V. (2008). Manual de investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.
Língua Português
Data da última atualização: 2017-06-22
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.