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Sociologia do Trabalho e das Organizações

Código 13128
Ano 2
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Sociologia
Tipo de ensino presencial
Estágios não se aplica
Objectivos de Aprendizagem - Dominar as teorias e problematizações da Sociologia do Trabalho e da Sociologia das Organizações;
- Analisar os conceitos fundamentais das principais correntes teóricas da Sociologia do Trabalho e da Sociologia das Organizações;
- Analisar a relação entre o estudo do trabalho e das organizações;
- Aprofundar a compreensão sociológica sobre a sociedade portuguesa no domínio do trabalho e das organizações;
- Fazer uma aproximação à realidade social, de modo a dotar os alunos de conhecimentos que lhes permitam, no futuro, proceder ao seu aprofundamento e aplicação no âmbito de carreiras de investigação, de carreiras profissionais em organizações, com particular ênfase para as empresas.

Conteúdos programáticos 1.Trabalho e Organizações
1.1 Objeto de Estudo e Paradigmas da Sociologia do Trabalho e da Sociologia das
Organizações
1.2. Metodologias de Investigação em Sociologia do Trabalho e em Sociologia das Organizações
2. Organização do Trabalho e dos Trabalhadores
2.1. Os Sistemas de Trabalho e de Produção por Sectores de Actividade
2.2. Organização do Trabalho e da Produção: Divisão e Racionalização
2.3. Formação, Qualificação, Competências e Ensino-Aprendizagem
2.4. Emprego e Actividades Laborais: reconfigurações e interações
2.5. Gestão de Recursos Humanos
2.6. Associações Sindicais e Empresariais: actores e relações coletivas de trabalho
3. Organizações e Estruturas Organizacionais
3.1. A Organização Formal e os Tipos de Organizações
3.2. A Evolução das Formas de OCT e Regulação do Trabalho: as organizações na
Modernidade e na pós-modernidade
3.3. As Estruturas Organizacionais: conceitos e funções
3.4. Teorias, Modelos e Escolas Organizacionais


Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Na unidade curricular aplica-se uma combinação de vários tipos de metodologias de ensino com caráter inclusivo e participativo com vista a que sejam atingidos os objectivos definidos. O docente assegura o acompanhamento directo do/as aluno/as, nas actividades individuais, em grupo em sala e no esclarecimento e debate das suas dúvidas e opiniões.Esta combinação de instrumentos didáticos permitem assegurar a uma avaliação acentuada do envolvimento dos alunos com conteúdos programáticos.


Bibliografia principal BERNOUX, Philippe — A Sociologia das Organizações. Porto : Rés, [1998 ?]
BILHIM, João Abreu de Faria — Teoria organizacional: estruturas e pessoas. Lisboa : ISCSP, 2005
BLAU, P. M. e Scott, W. R. Organizações Formais. São Paulo: Editora Atlas.,1979
FREIRE, João. Sociologia do Trabalho: uma introdução. Afrontamento, Porto,2002
HOFSTEDE, Geert — Culturas e organizações: compreender a nossa programação mental. Lisboa : Edições Sílabo, 1997
MINTZSBERG, H. Estrutura e Dinâmica das Organizações, Dom Quixote, Lisboa, 1995
MORGAN, G. Images of Organization. London: Sage, 1986.
PIMENTEL, Duarte et al, Sociologia do Trabalho, Lisboa, A Regra do Jogo, s.d..

PUGH, D. S., Organization Theory. Hardmondsworth, Middlesex. Penguin,1984
MITCHEL, Terence R People in Organizations Hardcover – International Edition, September 1, 1987

KOVÁCS, Ilona (coord.), Sara F. Casaca, Maria C. Cerdeira, João Peixoto, Temas Actuais da Sociologia do Trabalho e da Empresa, Coimbra, Almedina., 2014
Língua Português
Data da última atualização: 2019-07-10
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