Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Sociologia
  4. Análise de Dados Qualitativos

Análise de Dados Qualitativos

Código 13130
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Sociologia
Tipo de ensino Presencial.
Objectivos de Aprendizagem - Adquirir conhecimentos acerca de diferentes metodologias de análise de dados qualitativos, identificando especificidades e contextos de aplicação;
- Desenvolver um conjunto de competências básicas de planeamento, execução, análise crítica e divulgação dos resultados de investigações de natureza qualitativa.
- No final desta UC, os/as estudantes deverão ser capazes de:
- Desenvolver atitudes e práticas de rigor interpretativo e análise objectiva de dados qualitativos com recurso a perspectivas teóricas, conceitos e resultados de pesquisas;
- Conhecer e saber aplicar técnicas, procedimentos e estratégias de análise qualitativa, identificando potencialidades e constrangimentos;
- Saber adequar diversas técnicas e procedimentos a vários tipos de dados qualitativos;
- Conhecer e saber utilizar um software de análise qualitativa;
- Adotar os princípios éticos inerentes à análise de dados qualitativos e à produção de conhecimento científico.
Conteúdos programáticos 1. A diversidade de abordagens teórico-metodológicas nos estudos qualitativos.
2. Estudos qualitativos e dados qualitativos (eg. visuais, documentais, discursivos, de observação directa).
3. Os métodos mistos (da combinação de métodos à combinação de técnicas - quantitativos e qualitativos).
4. Questões éticas na análise qualitativa.
5. Técnicas, estratégias e procedimentos de tratamento e análise de dados qualitativos (eg. análise categorial; retratos sociológicos, “life grid”).
6. Análise de dados qualitativos com recurso a programas informáticos.
7. Redigir a pesquisa qualitativa.


Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação - Exposição oral dos conteúdos teóricos com recurso a materiais
audiovisuais;
- Tutorias
- Leitura e análise crítica de textos;
- Realização de exercícios individuais e de trabalhos de grupo para aplicação de conhecimentos e treino de competências práticas;
-Trabalhos práticos de análise de dados qualitativos também com recurso ao computador.
1- Avaliação Contínua:
-Participação (realização de vários trabalhos e exercícios em sala de aula)-30%
-Trabalho de pesquisa empírica (de grupo)- 40%
-Teste individual-30%
2 – Avaliação final: a nota mínima de admissão a exame é, para todos os estudantes, de 7 valores.
Bibliografia principal 1.Stake, R. (1998).Case studies.In Denzin N. & Lincoln YS. (Eds.).Handbook of qualitative research (pp. 236-247).Thousand Oaks:Sage. Stake, R.(2007). A Arte da Investigação com Estudos de Caso.Lisboa:F. C. Gulbenkian. Strauss, A.& Corbin, J. (1998). Basics of qualitative research:Techniques and procedures for developing grounded theory.Thousand Oaks: Sage. 2. Augusto, A. (2014).Metodologias quantitativas/metodologias qualitativas:mais do que uma questão de preferência. Fórum Sociológico, p. 73-77. Becker, H. (1995). Visual sociology, documentary photography and photojournalism: It's (almost) all a matter of context. Visual Studies, 10: 1: 5-14.Lahire, B. (2002).Portraits Sociologiques. Paris: Nathan Nico, M. (2015). Bringing life ‘‘back into life course research’’:using the life grid as a research instrument for qualitative data. Qual Quant, 50:2107-2120.Santos, F. (2014).Pesquisa Qualitativa: o debate em torno de algumas questões metodológicas.Revista Angolana de Sociologia,14:11-24.
Língua Português
Data da última atualização: 2017-06-22
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.