Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Sociologia
  4. Sociologia da Cultura e da Comunicação

Sociologia da Cultura e da Comunicação

Código 13131
Ano 2
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Sociologia
Tipo de ensino Presencial.
Objectivos de Aprendizagem - Os estudantes deverão compreender o que se entende por cultura e comunicação na sociedade contemporânea;
- Os estudantes deverão reconhecer os processos sociológicos da indústria cultural e dos meios de comunicação de massa, dos tradicionais aos novos meios digitais;
- Os estudantes deverão adquirir as ferramentas de pensamento crítico necessárias para se poderem questionar sobre o conceito de cultura e o papel da comunicação, a partir da industria cultural e dos meios de comunicação de massa na sociedade contemporânea;
- Os estudantes deverão ser capazes de formular questões críticas sobre cultura e comunicação com o auxílio do material fornecido nas aulas, da discussão entre estudantes e de leituras recomendadas;
- Os estudantes poderão, eventualmente, ficar capacitados/as para sugerir questões ou problemáticas originais para investigação.
Conteúdos programáticos 1. Cultura
1.1. Conceitos de cultura
1.2. Níveis de cultura
1.3. Indústrias culturais
2. Comunicação
2.1. Conceito de comunicação
2.2. Processos de comunicação
2.3. Meios de comunicação de massa
3. Informação
3.1. Informação e conhecimento
3.2. Sistemas de produção da informação
3.3. Conhecimento, memória e entretenimento
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As aulas serão ministradas em regime presencial, com aulas expositivas, aulas de discussão de textos, aulas de discussão temáticas (com a participação activa dos alunos em grupos de discussão), aulas de visionamento de material audiovisual.

A avaliação (CF) da UC inclui um teste de avaliação (T) no final do semestre e uma recensão crítica (R) de um texto relevante para as matérias científicas em análise.

Classificação Final = 0,65 * T + 0,35 * R

Os alunos que não se apresentarem em nenhum dos momentos de avaliação terão a Classificação Final de "Não Admitido".
Bibliografia principal Adorno, Theodor W. (1991), The Culture Industry – selected essays on Mass Culture. Londres: Routledge.
Arendt, Hannah (1972), La Crise de la Culture. Paris: Gallimard.
Becker, Howard (1984), Art Worlds. Berkeley: Universidade da Califórnia.
Berger, Peter e Luckmann, Thomas (1999), A Construção Social da Realidade. Lisboa: Dinalivro.
Briggs, Asa e Burke, Peter (2002), A Social History of the Media. From Gutenberg to the Internet. Cambridge: Polity Press.
Castells, Manuel (2002), A Sociedade em Rede. Lisboa: Fundação Gulbenkian.
Fernandes, António Teixeira (1999), Para uma Sociologia da Cultura. Porto: Campo das Letras.
Habermas, Jürgen (1991), The Structural Transformation of the Public Sphere. Cambridge: MIT.
Innerarity, Daniel (2006), O Novo Espaço Público. Lisboa: Teorema.
Thompson, John (1995), The Media and Modernity. A Social Theory of the Media. Cambridge: Polity Press.
Williams, Raymond (1995), The Sociology of Culture. Chicago: University of Chicago Press.
Wolff, Janet (1993), The Social Production of Art. Londres: MacMillan.
Língua Português
Data da última atualização: 2018-06-28
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.