Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Sociologia
  4. Sociologia da Religião

Sociologia da Religião

Código 13141
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Sociologia
Tipo de ensino Teórico-Prático
Estágios Não se aplica
Objectivos de Aprendizagem A partir de um corpus teórico antropológico e sociológico, analisar o fenómeno religioso, numa perspetiva teórica e empírica, em diferentes contextos históricos e sociais/culturais, com destaque aos grandes movimentos religiosos. Com uma abordagem interdisciplinar, discutir o papel da religião nas sociedades modernas, com ênfase nas teorias da secularização e pós-secularização. Discutir diferentes conceitos - magia/religião/religiosidade; sagrado/profano; ritos/rituais; novos movimentos religiosos - relacionados com o objetivo específico da UC e problemáticas atuais da Sociologia da religião.
No final da UC, a partir dos conhecimentos teóricos, conceptuais e metodológicos adquiridos, o aluno deverá ser capaz de: interpretar e discutir as teorias, práticas e principais conceitos sociológicos relacionados com o fenómeno religioso; compreender as especificidades da religião, como subsistema cultural na sua relação com o sistema social total; fazer investigação sobre o fenómeno religioso;
Conteúdos programáticos 1. O que é Religião? (DR)
2. A perspetiva histórica do pensamento religioso: animismo, politeísmo, monoteísmo (DR)
3. Os conceitos de: magia/religião/religiosidade; sagrado/profano; ritos/rituais (DR)
4. Teorias: os sociólogos clássicos e modernos - August Comte; Émile Durkheim; Simmel; Max Weber; Mircea Eliade; Peter Berger/Thomas Luckmann; Pierre Bourdieu (DR & JP)
5. Como estudar as religiões? Metodologias e estratégias (DR)
6. Modernidade e secularização; Pós-Modernidade e reencantamento do mundo (JP)
7. Funções sociais da religião (JP)
8. Religião e desenvolvimento económico-social (JP)
9. Transformações da religiosidade na sociedade portuguesa contemporânea (JP)
10. Estudos de caso (DR & JP).

Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A metodologia de ensino é baseada em aulas TP-teóricas e práticas. Nas teóricas, o docente expõe o conteúdo teórico e conceptual do programa. Nas aulas práticas são realizados: trabalhos individuais e de grupos; análise e discussão de textos científicos em aula; e orientação tutorial, com o acompanhamento do estudante nas suas tarefas de compreensão dos textos e sistematização do conteúdo da matéria.


Bibliografia principal Bobineau, Olivier, e Tank-Storper, Sébastien (2008), Sociologia das religiões, Mem Martins, Publicações Europa-América.
Duque, Eduardo (2014), Mudanças culturais, mudanças religiosas – Perfis e tendências da religiosidade em Portugal numa perspectiva comparada, Vila Nova de Famalicão, Edições Humus.
Durkheim, Émile (1912/1985). As Formas Elementares da Vida Religiosa. São Paulo, Martins Fontes.
Eliade, Mircea (1956). O Sagrado e o Profano: a essência das religiões. Lisboa, Livros do Brasil.
Ellwood, Robert (2016). Introducing Religion: religious studies for the 21st century. New York, Routledge.
Giddens, Anthony (2013). Sociologia. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.
Rodrigues, Donizete (2007). Sociologia da Religião: uma introdução. Porto, Edições Afrontamento.Rodrigues, Donizete (2013). O que é Religião? A visão das ciências sociais. São Paulo, Editora Santuário.
Weber, Max (1997). Sociología de la Religión. Madrid, Ediciones ISTMO
Língua Português
Data da última atualização: 2022-03-15
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.