Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Sociologia
  4. Sociologia da Família

Sociologia da Família

Código 13144
Ano 3
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Sociologia
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não se aplica
Objectivos de Aprendizagem - Analisar as transformações das relações familiares e conjugais nos países ocidentais e, em particular, na sociedade portuguesa; Compreender a diversidade de percursos e modos de funcionamento familiares na sua articulação com os contextos sociais mais amplos; Proporcionar o contacto com temas de investigação abordados no âmbito desta disciplina.
-Para concluir, com sucesso, esta unidade curricular os alunos devem demonstrar:
Conhecer e identificar as principais transformações das relações familiares e conjugais nos países ocidentais e, em particular, na sociedade portuguesa; Compreender e explicar a diversidade de percursos e modos de funcionamento familiares na sua articulação com contextos sociais mais amplos; Saber discutir a ideia de «crise da família» com base nas actuais mudanças sociais e de valores, identificando os principais argumentos pró e contra; Saber analisar temas e resultados de pesquisas sociológicas na área da família;
Conteúdos programáticos 1. Capitalismo e Família Conjugal Moderna
2. Crise da Família e do Casal?
3. Mudança e Diversidade de estruturas, percursos e interacções familiares
4.Temas e estudos da Família em Portugal
Bibliografia principal 1.Santos, Filomena (2007),"Perspectiva Histórica sobre o Casamento"in Sem Cerimónia nem
papéis – um estudo sobre as uniões de facto em Portugal. UBI.Tese; Santos, F. & Dias, R. (2016). Famílias e Mudança em Portugal: uma Perspectiva Sociológica In M. J. Vidigal (2016) Contributos para a História da Psiquiatria e Saúde Mental em Portugal, Lisboa:Trilhos; Wall, K. (org.)(2005), Famílias em Portugal, Lisboa, ICS. Wall, K., S. e V. Cunha(Coord.)(2010), A Vida Familiar no Masculino. Negociando velhas e novas masculinidades, Lisboa, CITE. 2. Dias, I. (2004),Violência na Família: uma abordagem sociológica, Porto, Afrontamento; GIDDENS, A. (1992), The Transformation of Intimacy: Sexuality, Love and Eroticism in Modern Societies, Cambridge, Polity Press; José, S. J. (2009), Family Care of Older People in Portugal. ESA 2009 Conference; Wall, K., Cunha, V., Marinho, S. (2013). Negotiating gender equality in conjugal life and parenthood in Portugal: a case study [online ICS] [Working Paper13].
Língua Português
Data da última atualização: 2023-11-10
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.