Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Media Artes
  4. Teorias da Arte

Teorias da Arte

Código 13218
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 15
Carga Horária S(60H)
Área Científica Artes
Tipo de ensino Presencial. Seminário (S)
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem Esta UC tem o escopo de familiarizar o doutorando com alguns instrumentos teóricos e conceptuais fundamentais que o habilitem a compreender as múltiplas relações entre Arte e pensamento e as consequências epistemológicas das alterações das práticas artísticas nas últimas décadas, em especial as decorrentes da crescente polinização operativa e tecnológica entre os diferentes domínios, do design ao cinema, das artes visuais à arquitectura, das artes do espaço às interactivas.
Pretende-se que no final os alunos sejam capazes de:
- Identificar e discutir as consequências teóricas das actividades artísticas;
- Desenvolver uma compreensão crítica da história, da crítica e das teorias das artes;
- Perceber as principais alterações nos valores estéticos, históricos, materiais e processuais dos campo artísticos;
- Apreciar criticamente os discursos e os fenómenos artísticos;
- Relacionar e enquadrar no seu próprio processo criativo e/ou académico as problemáticas abordadas.
Conteúdos / Programa 1. Teoria , Visão, Experiência e Conhecimento;
2. Origem e funções da Arte;
3. Tratadística: teoria, crítica e poética das artes;
4. Lugares da Arte;
5. Obra aberta: da criação à recepção;
6. Cinemática: Artes do espaço e artes do tempo;
7. Civilização da Imagem;
8. A História perante a Crítica e a Teoria da Arte;
9. A arte sob condição mediática;
10. Pós-cinema;
11. Da interacção à imersão.
Bibliografia / Fontes de Informação AUMONT, J. 2004 As teorias dos cineastas, SP: Papirus
BARASCH, M. 1999 Teorías del arte: de Platón a Winckelmann, Madrid: Alianza
BATAILLE, G. 1943-47, L’expérience intérieure. Paris: Gallimard
BELTING, H. 2006 O Fim da Historia da Arte. São Paulo: CosacNaify
DENSON, S.; LEYDA, J. (eds). 2016. Post-Cinema: Theorizing 21st-Century Film. Falmer: Reframe
HUYGHE, R. 1961. Dialogue avec le visible. Paris: Flammarion
JIMÉNEZ, J. 2002. Teoría del Arte. Madrid: Tecnos
OCVIRK, S. et al. 2012. Art Fundamentals: Theory and Practice. McGraw-Hill
SHANKEN, E. 2009 Contemporary Art and New Media. Boston: Wiley-Blackwell
SHAVIRO, S. 2010. Post Cinematic Affect. Londres: O-Books.
STILES, K. et al.1996. Theories and Documents of Contemporary Art. A Sourcebook of Artists's Writings
WALLACE, I. & HIRSH, J. 2011. Contemporary Art and Classical Myth. Farnham: Ashgate
WILSON, S. 2002. Information arts: intersections of art, science, and technology. MIT press.
WEIBEL, P. 2005. Die Postmediale Kondition, Graz
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas Sessões teóricas de apresentação e discussão de temas, textos ou outras referências relacionados com cada um dos pontos do programa pelos vários docentes referenciados, alternando com aulas de crítica e discussão de objectos ou factos artísticos pertinentes para a explicitação dos conceitos teóricos abordados.
Língua Português
Data da última atualização: 2017-07-08
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.