Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Media Artes
  4. Prática Inter-Artes

Prática Inter-Artes

Código 13219
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 15
Carga Horária PL(60H)
Área Científica Artes
Tipo de ensino Presencial. Prática Laboratorial (PL)
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem 1. Analisar e refletir sobre o diálogo e articulação entre as diferentes práticas artisticas contemporânea;
2. Problematizar as formas de articulação e interação das múltiplos processos artísticos;
3. Explorar o potencial inovador e de investigação projectual das perspectivas artísticas interdisciplinares;
4. Desenvolver uma atitude de investigação para a eventual construção de modelos artisticos decorrentes do cruzamento das diversas práticas.
Conteúdos / Programa A Unidade Curricular articula-se em componentes modulares que abordam as diferentes possibilidades de inter-relação de práticas artísticas contemporâneas desde as artes plásticas às perspectivas especulativas de relação entre processos tradicionalmente relacionados com disciplinas cientificas e tecnológicas. Assim estão presentes a partir do processo de investigação artística baseada na prática a cruzamento entre o exercício na arte e nos processos de escrita e as formas de colaboração e diálogo como processos de transformação. Nestas práticas, a fusão e cisão das artes como tema que atravessa a história da cultura ocidental estão presentes nas perspectivas a abordar. Particularmente será subjacente uma certa concepção de obra de arte total desde a perspetiva Wagneriana às noções mais contemporâneas decorrentes dos processos de design do mundo e das relações com o espaço, bem como das possibilidades especulativas de criação de futuros.
Bibliografia / Fontes de Informação Bourriaud, Nicolas (1998). Relational Aesthetics, Les Presses Du Reel.
Cecchetto, David et all (2008). Collision Interarts Practice and Research, Cambridge Schoolars Publishing, Cambridge
Dunne, Anthony, Raby, Fiona (2013). Speculative Everything, Designning Fiction and Social Dreaming, The MIT Press, Cambridge.
Lawrence, Amy (2009). The Films of Peter Greenaway, Cambridge University Press.
Wagner, Richard (2003). A Obra de Arte do Futuro, Antígona.
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas Os módulos desenvolver-se-ão com breves apresentações temáticas das quais decorrerão propostas de desenvolvimentos projectual de encontro aos interesses de investigação de cada doutorando que serão acompanhadas pelos respectivos docentes e integradas nos projectos ou teses de doutoramento.
Métodos e Critérios de Avaliação Os módulos desenvolver-se-ão com breves apresentações temáticas das quais decorrerão propostas de desenvolvimentos projectuais de encontro aos interesses de investigação de cada estudante. As propostas culminarão numa recensão crítica de uma ou mais sessões na qual serão tidos em conta a adequação cientifica do conteúdo e a capacidade de elaboração de um discurso crítico em seu torno, bem como dos interesses de investigação do estudante, a sua estrutura e qualidade do discurso.
Língua Português
Data da última atualização: 2017-07-08
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.