Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Media Artes
  4. Arte e Cultura

Arte e Cultura

Código 13222
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 15
Carga Horária S(60H)
Área Científica Artes
Tipo de ensino Presencial. Seminário (S)
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem Elegendo um conjunto de temáticas consideradas de interesse para aprofundamento e permanente atualização da formação do aluno de Doutoramento em Artes nos domínios que importam a esta UC, pretende-se que, no final do semestre, o estudante seja capaz de:
1. Problematizar os conceitos de Arte e Cultura, definindo zonas de interseção e de afastamento;
2. Relacionar Cultura e Arte a partir da necessidade vital de sonhar e de superar a morte;
3. Reconstituir problemas estético-políticos da arte no âmbito do pensamento filosófico contemporâneo;
4. Ter perceção de mecanismos de ação/ reação na integração institucional de linguagens plásticas que possibilitam leituras múltiplas;
5. Refletir criticamente sobre o papel do design na configuração das sociedades contemporâneas;
6. Analisar criticamente a capacidade do media-Art para enriquecer e sociabilizar espaços públicos.
Conteúdos / Programa Os objetivos de aprendizagem consubstanciam-se nos seguintes conteúdos programáticos:
1. Arte, Cultura, Arte e Cultura;
2. As teorias funerária e xamânica nas origens da Arte e da Cultura;
3.Teorias filosóficas do pensamento estético-político da arte;
4. Provocação e intenção na apresentação de obras de arte que configuram representações sexualmente explícitas: crítica, censura e auto-censura;
5.O Design e a tecnologia como atividades da cultura humana na configuração e legibilidade das sociedades contemporâneas;
6. Design de instalações para espaços públicos: interação natural, aspetos afetivos e colaborativos.
Bibliografia / Fontes de Informação Sidoncha, U. & Moura, C. (Org.), Culturas em Movimento – Livro de Atas do I Congresso Internaciona., ARS, LabCom.IFP, Covilhã, 2016
Régis Debray, Vie et mort de l’image, Éditions Gallimard, Paris, 1992
Adorno T. (1991). The Culture Industry: Selected essays on mass culture, London, Routledge.
William ADCOCK, Xamanismo: rituais para as viagens do espírito e a criação de espaços sagrados, Estampa, Lisboa, 2001
Deleuze, G. & Guattari, F., L’Anti-OEdipe: Capitalisme et schizophrénie, Les Éditions de Minui, Paris, 1972
Dufrenne. M., Art et politique, Union Générale d’Éditions, Paris, 1974
UNESCO, Creative Industries - UNESCO Culture, UNESCO, retrieved 2009-11-24
Nead, Lynda, The female Nude: Art, Obscenity, and Sexuality, Routledge, London, 1992
Fry, Tony, Becoming Human by Design, Berg Publishers, Oxford; New York, 2012
Turner, P., & Davenport, E. (Eds.), Spaces, spatiality and technology, Springer, London, 2005
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas Visto que o funcionamento desta disciplina será operacionalizado pela realização de seminários temáticos, pretende-se que os alunos que cursam esta disciplina possam ter, no contacto com as diferentes sessões temáticas, acesso a distintas interpretações metodológicas protagonizadas pelos diferentes docentes e investigadores que as propõem, permitindo-lhes perspetivar a própria ductilidade do ponto de vista metodológico como uma das competências complementares a desenvolver por esta disciplina.
Língua Português
Data da última atualização: 2017-07-08
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.