Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Media Artes
  4. Práticas Inter-Media

Práticas Inter-Media

Código 13223
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 15
Carga Horária PL(60H)
Área Científica Artes
Tipo de ensino Presencial. Prática Laboratorial (PL)
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem 1 - Dar a conhecer o panorama geral de práticas artísticas associadas a tecnologias e media digitais.
2 - Propor uma reflexão particular sobre o papel do universo sonoro, analisando a interação do objecto sonoro com outras linguagens artísticas.
3 - Propor uma reflexão particular sobre o papel da vídeo-arte e da performance no contexto das práticas trans-media.
4 - Fomentar no estudante a capacidade de sustentação teórica e conceptual associada às práticas trans-media.
5 - Estimular as capacidades e competências do estudante para elaborar projetos laboratoriais de criação artística.
Conteúdos / Programa Módulo 0
A investigação baseada na prática. Exercícios de arte e escrita. Problematização da relação som-imagem; concept art; narrativa transmedia.

Módulo 1
Práticas Artísticas e Media
Digital media
multimédia
mixed media
hybrid media
hipermídia
transmedia

Contexto / Tendências Das Artes Tecnológicas
the designers republic
Pixel art
Realidade Virtual e Aumentada
video art
Web art
big data, life log
GPS films
video mapping
guerrilla drive in
Cloud art

Pensamento Crítico
conceitos
imagens
Multimedialidade
transmedialidade
new aesthetic
glitch aesthetic
Online / Offline

Módulo 2
Música contemporânea
O Ruído como música
O glitch na música
Experimentalismo musical
Sinergia intersemiótica
Criação musical com não instrumentos

Módulo 3
Teorias e práticas da vídeo-arte
Vídeo e múltipla determinação tecnológica
Tempo real, feed-back, vigilância e agora perpétuo
Performance, Corpo e Tecnologia
Desmaterialização do Corpo na Cultura Digital
Bibliografia / Fontes de Informação Jacobson, L. (Ed.) (1992). CyberArts – exploring art & technology. San Francisco, CA, US: Miller Freeman.
Jenkins, H. (2013). Spreadable media. New York, NY, US: New York University Press.
Lunenfeld, P. [Ed.] (2001). The digital dialetic - New essays on media [1999].Massachussets, MA, US: MIT Press.
Poster, M. (2000). A segunda era dos média [the second media age]. Oeiras, Portugal: Celta Editora.
Cage, J. (1960) Silence: Lectures and Writings. Middletown: Wesleyan University Press.
Fineberg, J. (2006). Classical Music: Why Bother?. New York: Routledge.
Korsyn, K. (2003). Decentering Music. New York:Oxford University Press.
Nelson, P., Osborne, N. (2005). Contemporary Music Review: a Poetry of Reality (15 –1). Basel: Taylor &Francis.
Dixon, S, (2007) Digital Performance, Cambridge, MA & London: The Mit Press
Hall, D. (Ed), (1990) Illuminating Video – An Essential Guide to Video Art: APERTURE/BAVC.
Kaye, N. (2007), Multi-Media: Video, Installation, Performance, London: Routledge.
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas As metodologias de ensino prevêm sessões de contacto teórico práticas com discussão de textos e materiais assim como acompanhamento tutorial de projetos. Será relevada a discussão e explicação de trabalhos dos próprios docentes.
Língua Português
Data da última atualização: 2017-07-08
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.